Os smartphones, além de serem fundamentais na comunicação atual e realização de atividades, seja no âmbito pessoal ou profissional, também é um item de luxo. Por exemplo, a Apple é um dos mais caros e muitos desejam ter, especialmente pelo status.
Entretanto, de acordo com levantamento da Hibou feito a pedido da Forbes Brasil, a fabricante do iPhone não é a marca preferida ou mais desejada dos brasileiros. Assim como também não é o mais usado pelos entrevistados. A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 7 e 8 de outubro.
O resultado do levantamento não traz muitas surpresas, mas aponta uma disparidade grande entre a Apple e suas concorrentes. Dos consultados na pesquisa, apenas 26% fazem uso do sistema operacional iOS (Apple), enquanto que 73% são usuários do Android (Samsung).
A pesquisa também aponta que esse cenário não irá mudar tão facilmente, uma vez que, no geral, 84% não pretendem trocar de aparelho e 16% têm a intenção de adquirir um novo. Além disso, do montante, 31% trocaram de smartphone nos últimos dois anos e 23% há menos de um ano.
De acordo com Ligia Mello, cofundadora da Hibou e líder da pesquisa, afirma que a falta de inovação, incluindo os valores altos, afeta diretamente as vendas do iPhone. Além de que, não há intenção do braileiro, neste momento, em trocar de aparelho. “O estudo mostra movimentos importantes que afetam diretamente a compra do iPhone. Bolso e segurança são fortíssimos, mas a falta de uma inovação realmente relevante pesa muito’.
“O brasileiro, neste momento, não pensa em trocar de celular, seja Android ou iPhone. Isso ocorre por achar que o aparelho atual atende bem as necessidades deles e porque os preços são considerados altos. As tecnologias não parecem tão inovadoras ao ponto de ser necessário a troca a cada lançamento”, explica Ligia Mello.
Os entrevistados também responderam sobre as suas marcas preferidas. Veja o resultado:
- Samsung (55%)
- Apple (29%)
- Motorola (20%)
- Xiaomi (17%)
- Asus (3%)
- LG (2%)
- Huawei (1%)
Smartphones mais vendidos
Embora a Apple não esteja no topo como preferida dos brasileiros, de acordo com o relatório da empresa de pesquisas Omdia, no primeiro trimestre de 2023, os modelos de iPhone foram os mais vendidos, ocupando as quatro primeiras posições do ranking.
- iPhone 14 Pro Max (26,5 milhões)
- iPhone 14 Pro (21 milhões)
- iPhone 14 (16,5 milhões)
- iPhone 13 (15,5 milhões)
- Samsung Galaxy A14 (12,4 milhões)
- Samsung Galaxy S23 Ultra (9,6 milhões)
- Samsung Galaxy A14 5G (9 milhões)
- Samsung Galaxy A54 5G (8,8 milhões)
- Samsung Galaxy A34 5G (7,1 milhões)
- iPhone 11 (6,9 milhões)
Vale destacar que o modelo mais vendido é um dos mais caros, mas segundo a Omdia, embora “O mercado global de smartphones, em geral, registra uma queda na medida em que o poder de compra diminui devido à recessão econômica e à expansão do ecossistema de smartphones usados, o setor de smartphones premium se mostra como uma exceção crescendo conforme também aumenta a procura por modelos mais sofisticados”.