No decorrer deste mês, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estará promovendo a Campanha Outubro CiberSeguro. O objetivo principal desta campanha é conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger-se contra ameaças on-line.
Neste ano, a campanha concentra-se na proteção on-line de crianças e adolescentes, em consonância com a celebração do Dia das Crianças. Além disso, a iniciativa abordará dicas para evitar fraudes no ambiente digital e as precauções necessárias em caso de perda ou roubo de dispositivos móveis, como celulares.
Durante as próximas semanas, a Anatel divulgará uma variedade de conteúdos, incluindo posts, vídeos e palestras em suas redes sociais. Um destaque será a participação do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), que contribuirá com informações relevantes.
No dia 10 de outubro, a partir das 10h, a Anatel realizará um evento transmitido ao vivo pelo YouTube, focado na proteção on-line de crianças e adolescentes. O evento terá início com uma mensagem do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, e contará com a presença de um representante da SaferNet, que apresentará dicas para prevenir e reagir a golpes e fraudes no ambiente digital.
No dia 17 de outubro, o Portal Anatel lançará duas páginas importantes: “Dicas contra fraudes e golpes” e “Habilidades Digitais”. A primeira página fornecerá informações cruciais para ajudar os consumidores a identificar tentativas de golpes e fraudes, incluindo aquelas que alegam ser da Anatel. Ela orientará os usuários sobre como evitar essas armadilhas e como agir caso já tenham sido vítimas de criminosos. Por sua vez, a segunda página abordará temas relacionados às habilidades digitais e à proteção online de crianças.
Como parte das atividades do Outubro CiberSeguro, a Anatel planeja realizar mais uma campanha do Movimento #FiqueEsperto. Durante essa campanha, os consumidores receberão mensagens contendo dicas de segurança. Além disso, posts informativos serão compartilhados nos canais institucionais dos parceiros envolvidos na iniciativa.
Todas essas ações estão em conformidade com o Plano Estratégico da Anatel para o período de 2023-2027. Esse plano inclui um foco especial na prevenção contra fraudes no ambiente digital, com o objetivo de aumentar a conscientização e a segurança dos usuários de serviços de telecomunicações e demais agentes do ecossistema digital.