22/12/2024

Reclamações sobre serviços de telecom caem 14% no 1S23, segundo a Anatel

De janeiro a junho de 2023 foram registradas 673,5 mil reclamações no canal de atendimento da agência, contra 782,6 mil do semestre anterior.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de reclamações referente aos serviços de telecom, como telefonia móvel, TV por assinatura, telefonia e banda larga fixa, registrou queda de 13,9% no primeiro semestre ano em relação ao semestre anterior. Em comparação com o semestre do ano passado, o recuo foi de 29,2%.

De janeiro a junho de 2023 foram registradas 673,5 mil reclamações no canal de atendimento da agência, contra 782,6 mil queixas registradas entre julho e dezembro de 2022.

“É relevante destacar que todos os serviços apresentaram uma redução no número de reclamações em comparação ao semestre anterior. Essa tendência de redução vem sendo observada desde o primeiro semestre de 2021, período que sucedeu a pandemia de covid-19 e se manteve até o momento atual”, diz o órgão regulador, em trecho do Panorama de Reclamações do 1º semestre de 2023.

A maior redução ocorreu no serviço de telefonia móvel, com destaque para as reclamações do celular pós-pago, onde a Anatel recebeu 18,2% a menos, enquanto que o celular pré-pago teve redução de 14,4%. Nos demais serviços, a TV por assinatura teve queda de 15% e o telefone fixo, -13,18%. As queixas referentes à banda larga fixa caíram 6,9%, na comparação com o segundo semestre de 2022.

Mesmo com redução de 18,11%, entre os assuntos com maior número de reclamações, a cobrança continua sendo a principal. Qualidade, funcionamento e reparo segue como o segundo assunto mais reclamado, mas com redução de 10,53% no número de registros, seguido do assunto Cancelamento, com queda de 12,61%.

Índice de Reclamações

A Anatel também avalia o volume de queixas que representa sobre a quantidade de contratos das prestadoras com os consumidores por meio do Índice de Reclamações (IR), que foi de 0,37, valor que é 11,9% menor que o do segundo semestre do ano passado e o menor desde 2015.

Operadoras de Telecom

Entre as operadoras que prestam serivços de telecom, a maior redução de reclamações registradas foi da Oi, com 20,49%, seguida por Algar (-12,08%), Claro (-11,86), Vivo (-4%) e TIM (-0,91%) – somente o grupo “Outros” teve alta de 5,85%. Na TV por assinatura, foi a Vivo (-34,62%), em seguida a SKY (-15,01%), Oi (-14,02%) e Claro (-13,08%). Já outras operadoras, por outro lado, tiveram alta de 14,77% nas reclamações.

Na banda larga fixa, o destaque foi da SKY, com redução de 22,52, seguida da Algar (-12,5%), Oi (-11,83%), Claro (-9,58%), Outros (-9,21%) e Vivo (-6,16%) também tiveram as queixas reduzidas. Diferente das outras, a TIM teve aumento de 6,55%.

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