A Audace Tec, braço de tecnologia do grupo Veloci, que controla a Vicar, promotora da Stock Car, planeja transformar o evento automobilístico em um grande laboratório de conectividade. Acontece que está sendo desenvolvido um carro 5G, com previsão de lançamento para 2025.
Segundo Enzo Bortoleto, CEO da Audace Tech, o veículo terá câmeras com transmissão ao vivo de imagens em alta definição e uma série de sensores para envio de dados de telemetria para as equipes e para o público em tempo real. Tudo isso contará com uma rede celular privativa 5G a ser montada e desmontada em todos os autódromos pela empresa a cada corrida.
“O carro que compete hoje tem mais de 10 anos, então precisamos dar uma virada de página. Queremos nacionalizar e modernizar o carro. Ele será mais seguro, mais rápido, mais conectado e mais ecológico. O novo modelo nascerá com o objetivo de fortalecer a indústria nacional e transformar a Stock Car em um laboratório para grandes empresas”, explica Bortoleto.
Os testes com a tecnologia já começaram este ano e vão se intensificar ao longo de 2024. A empresa já tem licenças com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para operar o serviço na faixa de 3,7 GHz a 3,8 GHz em todos os autódromos que recebem corridas da Stock Car no Brasil. Já foram realizados testes em alguns deles,como Interlagos.
O executivo explica que, em geral, são necessárias oito antenas para cobrir toda a pista e as dependências de cada autódromo. O primeiro desafio é garantir a estabilidade da transmissão de dados durante o handover. Acontece que os veículos atingem 250 Km/h nas retas e o modelo será ainda mais rápido.
Cada carro terá três câmeras: uma de 360 graus instalada dentro do veículo, mostrando o piloto, e duas externas, na frente e na traseira, todas transmitindo imagens em 4K. Até então, os testes foram em carros de corrida e com quatro veículos de rua no autódromo., mas em 2025, esperam que todos os 34 carros transmitam as imagens simultaneamente.
“O grande problema é na largada, com todos os carros em duas fileiras espremidos, e com sinal ancorado em uma ou duas antenas. Esse é o grande desafio que estamos estudando agora. Uma possibilidade, de repente, é na largada subir apenas uma câmera. Estamos nos estudos finais. Queremos testar isso nas duas etapas restantes do ano, dias 26 de novembro, em Cascavel, e 17 de dezembro, em Interlagos”, comenta o executivo.
Rede 5G
A ideia é que sejam coletados dados em tempo real dos carros e transmitidos pela rede 5G, como velocidade, marcha, pressão no pedal do acelerador, pressão no freio etc, que serão enviados para próprias equipes, para tomarem decisões mais rápidas; o público que assiste a corrida; e a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), para embasar seu julgamento caso haja algum incidente.
O público vai receber essas informações através das APIs para provedores de conteúdo que transmitem as corridas. O acesso a esses dados será vendido e será uma fonte de receita para os organizadores da Stock Car.
O aplicativo oficial também trará muitos desses dados e poderá oferecer o acesso ao vivo às câmeras dos carros, mas restrito a assinantes. Além disso, o público também, assim como os profissionais, terão acesso ao 5G através de uma rede FWA suportada pela rede celular privativa.