22/12/2024

Comunicação: Vivo, Claro e SKY são as marcas mais lembradas pelos brasileiros

Empresas foram as mais lembradas na categoria Top Comunicação, da pesquisa Folha Top of Mind que visitou 169 municípios.

As operadoras Vivo, Claro e SKY foram as empresas mais lembradas no Top Comunicação, de acordo com a Folha Top of Mind, uma pesquisa que faz uma amostra da participação de marcas de diferentes segmentos no imaginário brasileiro. Desde que estreou no estudo, em 2003, houve uma queda no índice de desconhecimento na categoria “Operadora de Telefone Celular”, de 34% para 6% este ano.

A pesquisa aponta a Vivo, que vence pela 17ª vez, como a mais mencionada pelos entrevistados (32%). Seus melhores desempenhos ocorreram no grupo com renda familiar mensal de 5 a 10 salários mínimos (41%), entre os mais escolarizados (40%), na região Sudeste (40%) e classes A/B (40%).

Segundo a operadora, muitos fatores contribuem para o relacionamento da marca. Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da companhia, diz que “Hoje, a Vivo se destaca por oferecer a melhor conectividade ao combinar as tecnologias móveis 4G, 4,5G e 5G com fibra“.

A Vivo também é a mais lembrada quando se trata de internet fixa, sendo a Top Operadora de Internet Banda Larga pelo 11º ano consecutivo, com 19% de lembrança na pesquisa Datafolha. Desse índice, 29% vieram das classes A/B, 27% do Sudeste e 27% dos mais escolarizados .

Segundo a pesquisa, também houve queda no percentual de entrevistados que não conhecem o nome de uma operadora de banda larga, que foi de 5% em 2011, quando a categoria começou a fazer parte do Top of Mind, para 24% nesta edição.

Conectividade 5G

Incipiente no mercado braisliero, o 5G passou a fazer parte da pesquisa ano passado. E na edição deste ano, a Vivo e a Claro são destaques pela segunda vez consecutiva, sendo que foram citadas por 21% e 18% dos entrevistados, respectivamente. Nesse caso, é considerado um empate por causa da margem de erros, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A igualdade persistiu no awareness, em que Vivo alcançou 37% e Claro, 36%.

A Vivo foi mencionada por 31% dos entrevistados com renda familiar mensal de 5 a 10 salários mínimos, 30% nas classes A/B e 29% na faixa etária de 25 a 34 anos. Já a Claro registrou seus melhores desempenhos no Centro-Oeste (25%) e na faixa que ganha mais de 10 mínimos (31%).

TV por assinatura

Na pesquisa Folha Top of Mind, a SKY é líder absoluta, vencendo a categoria pela 12ª vez, sendo lembrada por 27% dos entrevistados, com índices de destaque na faixa de 16 a 24 anos (38%) e entre os que estudaram até o ensino médio (33%).

Entretanto, a empresa não se posiciona apenas como uma operadora de TV paga, mas como uma plataforma digital de conteúdo e entretenimento que vai além da TV por assinatura via satélite. André Ribeiro, vice-presidente de marketing e produtos, define a Sky como uma solução prática em meio a tantos serviços, com presença em diferentes momentos.

“Oferecemos TV paga, streamings, internet, seguro. Entendemos que o brasileiro é múltiplo e diverso, não assiste apenas a um gênero. Por isso, nossos clientes podem flutuar entre o linear e o on demand [sob demanda] de maneira prática”, diz o executivo.

Sobre o Top of Mind

Para a pesquisa, foram visitados 169 municípios espalhados pelas cinco macrorregiões nacionais . Na entrevista, a principal pergunta feita é “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?“. São entrevistados brasileiros de diferentes idades, classes sociais e gêneros.

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