O parque eólico offshore Coastal Virginia Offshore Wind (CVOW) recebeu a aprovação das autoridades dos Estados Unidos, tornando-se o maior parque eólico offshore do país. Esta conquista marca o quinto parque eólico offshore comercial aprovado desde o início do governo do presidente Joe Biden em 2021.
O Bureau of Ocean Energy Management (BOEM), responsável pela revisão ambiental do projeto, concluiu sua avaliação em 25 de setembro. Finalmente, na terça-feira subsequente, 31 de outubro, emitiu o Registro de Decisão, formalizando a aprovação do parque eólico.
Essa aprovação é um passo significativo no avanço da energia eólica offshore nos Estados Unidos, que se alinha com os esforços do governo de expandir o uso de fontes de energia renovável para combater as mudanças climáticas e promover a sustentabilidade. O Coastal Virginia Offshore Wind (CVOW) é um exemplo do compromisso do país em desenvolver infraestrutura eólica offshore, que é vital para a redução das emissões de carbono e a transição para uma matriz energética mais limpa.
Será o quinto projeto de energia eólica offshore em grande escala construído desde 2021 nos Estados Unidos, após o Vineyard Wind 1, South Fork Wind, Ocean Wind 1 e Revolution Wind. Este novo parque eólico estará localizado na região de Hampton Roads, que compreende nove cidades, incluindo Virginia Beach.
A Dominion Energy, a concessionária responsável pelo parque, prevê que, quando concluído em 2026, ele terá a capacidade de produzir energia suficiente para abastecer 660 mil residências na região e criar aproximadamente 1.100 empregos. A instalação contará com 176 turbinas eólicas Siemens Gamesa de 14 megawatts, além de três subestações offshore e uma infraestrutura de transmissão onshore.
Para a construção do parque, oito monoestacas já chegaram à Virgínia no final de outubro e serão instaladas no leito do mar. No total, serão necessárias 176 monoestacas para completar o projeto, com cada uma pesando 1.538 toneladas e tendo um diâmetro de 9,5 metros. Estas monoestacas serão instaladas a cerca de 43 quilômetros da costa da Virgínia e o processo de construção está programado para começar no próximo ano.