A Oi divulgou na noite desta quarta-feira, 08, os resultados do terceiro trimestre de 2023. Embora ainda ofereça outros serviços, o foco do destaque tem sido na venda de internet fixa por fibra óptica.
Dentro dessa perspectiva de ressaltar o “carro chefe” da operadora, que é a internet por fibra, a operadora destacou os seguintes dados:
- Crescimento das receitas core: Fibra + 6,0% A/A e serviços TIC +23,8% A/A;
- Efetividade das ações de eficiência entregando reduções de gastos contínuas, com o total de opex e capex caindo 7,3% A/A;
- Nova redução expressiva do capex, de 68,4% A/A, suportada por uma alocação mais eficiente e garantida pela mudança do modelo operacional na fibra;
- Evolução de importantes etapas do processo de reestruturação: acordo do ajuste de preço da venda da Móvel, conclusão da venda de Torres, celebração do contrato de sucata para redução de passivo oneroso e negociações sobre a concessão formalmente iniciadas no TCU.
No terceiro trimestre de 2023, a Nova Oi teve uma receita líquida de R$2,1 bilhões, o que significa o dinheiro que a empresa ganhou após descontar seus custos. Essa receita foi menor do que no mesmo período do ano passado e do trimestre anterior. Isso aconteceu porque os serviços antigos da empresa pioraram, mas o crescimento dos serviços de internet Oi Fibra e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Oi Soluções ajudaram a compensar essa queda.
A receita de serviços principais, que não inclui o dinheiro que a empresa ganha com serviços antigos de voz, dados e TV por satélite, agora representa 90% do total da receita da Nova Oi.
Quanto à eficiência operacional, a Nova Oi conseguiu reduzir seus gastos operacionais (opex) e seus gastos de capital (capex) juntos em 7,3% em comparação ao ano anterior. Isso é impressionante, considerando que os preços subiram 5,2% durante o mesmo período devido à inflação. A empresa conseguiu fazer isso reduzindo custos e tomando decisões inteligentes sobre seus investimentos. No total, a redução dos gastos foi de dois dígitos em relação ao ano anterior, chegando a 19%, se excluirmos a linha de Aluguel & Seguros. Isso significa que a Nova Oi conseguiu economizar muito dinheiro em comparação ao ano anterior.
Receita Líquida
A receita líquida total da operação brasileira diminuiu em 12,8% em comparação ao ano anterior, chegando a R$2,4 bilhões. Isso aconteceu principalmente devido à queda acentuada na receita dos serviços antigos de voz e dados, que diminuiu 52,4% em relação ao ano anterior, assim como na receita da TV via satélite (DTH), que caiu 15,6% em relação ao ano anterior, seguindo a mesma tendência do mercado. Além disso, houve flutuações nas receitas de atacado em negócios para empresas (B2B), embora tenha havido uma leve compensação pelo aumento de 6,0% na receita da Oi Fibra.
Sobre a Oi Fibra
A Oi Fibra teve uma receita de R$1,1 bilhão, um aumento de 6,0% em relação ao ano anterior e 1,1% em relação ao trimestre anterior. Isso se deve ao aumento de casas conectadas com fibra e ao aumento na receita média por usuário. No entanto, o mercado de fibra desacelerou, e a empresa adotou uma estratégia mais focada na qualidade e rentabilidade dos clientes entrantes.
Como resultado, o número de casas conectadas permaneceu o mesmo no trimestre, em 4,0 milhões. A receita média por usuário continuou a crescer devido à venda de velocidades mais altas de banda larga. No entanto, ao longo do ano, a comparação foi afetada pela redução de impostos para os serviços de telecomunicações no terceiro trimestre do ano anterior.
A empresa está implementando uma nova estratégia com um novo portfólio para a Oi Fibra, segmentando soluções de conectividade e atendimento de acordo com as necessidades dos clientes. Além disso, estão ajustando seus canais de vendas para serem mais eficazes e locais, aproveitando as características regionais.
Os indicadores antecedentes mostram que essa abordagem está funcionando, com aumento nas vendas diárias, rápido crescimento do novo portfólio e uma redução no número de clientes que cancelam os serviços involuntariamente.
Oi Soluções
A receita líquida da Oi Soluções foi de R$693 milhões, o que representa uma redução de 7,0% em relação ao mesmo período do ano anterior e uma queda de 1,7% em comparação com o trimestre anterior. Os serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que são o foco principal da empresa para o crescimento, tiveram um aumento de 23,8% em relação ao ano anterior e de 6,1% em relação ao trimestre anterior, representando 26,2% da receita total da Oi Soluções no período.
O crescimento dos serviços de TIC foi impulsionado principalmente pelos serviços de computação em nuvem, que cresceram incríveis 174% em relação ao ano anterior. Além disso, os serviços de segurança cibernética e as redes baseadas em gerenciamento por software (SD-WAN) tiveram um aumento de 30% e 28% em relação ao ano anterior, respectivamente.
No entanto, a queda na receita total do segmento foi impactada negativamente pela categoria de “Outras receitas”, que teve uma redução de 21,1% em relação ao ano anterior. Isso se deve principalmente à performance volátil dos contratos de atacado e à redução nos serviços de telecomunicações, especialmente aqueles que dependem da infraestrutura de cobre.
Investimentos e Endividamento
A Oi ainda se encontra Recuperação Judicial, por isso a situação de endividamento da companhia chama a atenção a cada divulgação dos resultados financeiros da empresa. E junto com isso vale avaliar os dados de investimento da operadora.
Investimentos da Oi
No terceiro trimestre de 2023, a empresa investiu um total de R$ 201 milhões. A maior parte desse dinheiro, cerca de 76%, foi direcionada para as operações principais da empresa. A diminuição dos investimentos em comparação com o ano anterior ocorreu devido a mudanças na forma como a empresa opera na área de fibra óptica.
Isso inclui a venda da infraestrutura de rede e a melhoria na forma como eles decidem onde investir o dinheiro. Além disso, a queda nos investimentos trimestrais se deveu ao fato de que eles investiram menos em ONTs, que são dispositivos usados na rede de fibra ótica, devido a uma desaceleração nas adições recentes.
Dívidas
O saldo da dívida bruta foi de R$25,2 bilhões. Isso significa que o total de dinheiro que a empresa devia era de R$25,2 bilhões nesse período. Esse valor teve um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior (A/A) e de 6,1% em relação ao trimestre anterior (T/T).
Esse aumento anual se deve principalmente ao reconhecimento de juros (juros que a empresa teve que pagar) e ao recebimento da primeira parte de um financiamento chamado DIP no segundo trimestre de 2023.
Na comparação trimestral, ou seja, em relação ao trimestre anterior, além dos juros que a empresa teve que pagar, a dívida também aumentou devido à desvalorização da moeda local, o real, em relação a moedas estrangeiras.
No final do trimestre, 66,5% da dívida estava em moeda estrangeira, ou seja, era dinheiro de outras moedas, não do real. E o prazo médio de vencimento da dívida era de 5,1 anos, ou seja, em média, a empresa tinha 5,1 anos para pagar sua dívida.