Nesta segunda-feira (27), em evento realizado em São Paulo pela Huawei para celebrar a parceria com a operadora regional Veloso.NET, as empresas informaram que juntas construíram uma rede de telecomunicações no Amazonas, para levar conectividade 4G para as regiões ribeirinhas.
A parceria consistiu na instalação de redes de banda larga móvel em comunidades e cidades localizadas ao longo do Rio Solimões, com extensão de 1.700 quilômetros, partindo de Tabatinga, cidade próxima à fronteira com a Colômbia, até Manaus. Isto proporcionou o fornecimento de conectividade 4G a aproximadamente 30% da população do estado, que inclusive passaram a ter acesso a cobertura móvel pela primeira vez.
O CEO da Veloso.NET, Júnior Veloso, ainda anunciou que está em tratativas com a Ligga e a Winity para ampliar sua cobertura móvel no norte do País. As duas companhias possuem obrigações a cumprir após a aquisição de frequências no leilão de 5G, que segundo a telecom, poderia ajudar na entrega dessas demandas.
No caso da Ligga Telecom, que arrematou frequências de 3,5 GHz para as regiões de São Paulo, Paraná e Norte do Brasil, tem que instalar backhaul de fibra em 530 cidades. Enquanto que a Winity, precisa levar conectividade a 31 mil km de rodovias e LTE para 9,7 mil localidades fora dos grandes centros urbanos do País, como vilarejos e povoados. A empresa arrematou a frequência nacional de 700 MHz.
Além disso, a Veloso.NEt ainda conversa com o Governo Federal para colocar uma rede na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e no Instituto Federal do Amazonas (UFAM). Mas, assim como os outros casos acima, o CEO afirma que precisa definir o modelo de negócio.
Júnior Veloso explicou que o modelo de negócio da empresa se baseia na oferta de SIMcard com dados (sem voz e SMS) para a população ribeirinha. Questionado se a conta fecha, o executivo confirmou que o negócio é próspero.
“Não é todo ribeirinho que tem R$ 200 para gastar com Internet por mês, mas têm R$ 10 para pagar em uma recarga”, afirmou.
A operadora regional faz uso das redes 5G (no padrão NSA) e 4G em espectro secundário de 700 MHz e 2,6 GHz obtido junto à Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) para atuar no estado e levar a rede para as comunidades ribeirinhas. Cobrindo 30% da região populacional do Amazonas, o equivalente a 7% das comunidades, a Veloso.NET tem a meta final de chegar às 300 comunidades.