Uma equipe de pesquisa móvel da McAffee, empresa de segurança digital, detectou a presença de 25 aplicativos infectados com um malware chamado “Xamalicious” na plataforma Android, que até pouco tempo estavam disponíveis no Google Play Store. Acontece que todos eles já foram removidos pela big tech mesmo depois dos pesquisados divulgarem um retiro sobre o assunto.
Entretanto, mesmo que já tenham sido removidos, muitas pessoas já devem ter baixado esses aplicativos infectados, que podem assumir o controle do dispositivo. O malware estava presente em categorias de jogos, saúde, horóscopo e produtividade. A McAfee também destaca que a maioria dos aplicativos mencionados ainda estão disponíveis em lojas Android de terceiros.
De acordo com as informações, esses aplicativos infectados usam ‘engenharia social’ para obter privilégios de acessibilidade, para que seu telefone possa se comunicar com um servidor de comando e controle. Essa comunicação passa despercebida pelo usuário. Nesse ponto, uma segunda carga é baixada para o dispositivo, que pode assumir o controle total dele. Inclusive, pode realizar diversas ações fraudulentas, como clicar em anúncios.
Dos 25 aplicativos infectados com o malware, 13 estavam disponíveis na Google Play Store. Todos já foram removidos, mas se você instalou um deles em seu aparelho, o recomendado é que seja desinstalado, uma vez que esses apps foram instalados mais de 100.000, juntos. Dois deles têm mais de 10.000 instalações por conta própria. Os outros 12 não estavam listados na plataforma da Google.
A lista está disponível abaixo:
- Horóscopo essencial para Android
- Editor de skin 3D para PE Minecraft
- Logo Maker Pro
- Repetidor de clique automático
- Calculadora fácil de contagem de calorias
- Extensor de volume de som
- LetterLink
- NUMEROLOGIA: HORÓSCOPO PESSOAL E PREVISÕES DE NÚMEROS
- Step Keeper: Pedômetro fácil
- Acompanhe seu sono
- Som Aumentador de Volume
- Navegador Astrológico: Horóscopo Diário e Tarô
- Calculadora Universal