A Rede Globo completou seu time de patrocinadoes para a temporada de 2024 do futebol, embora duas empresas tenham desistido de expor suas marcas nas competições nacionais. Com o fechamento dos contratos, as transmissões do Brasileirão e da Copa do Brasil terão o patrocínio da Amazon, Ambev, Betnacional, Dorflex, Itaú, Natura, Stellantis (Fiat e Jeep) e Vivo.
A emissora anunciou a negociação completa das cotas de patrocínio na última terça-feira (22), no Jornal Nacional. No mesmo dia, houve o encerramento das transmissões de futebol do ano com a exibição da final do Mundial de Clubes, disputada entre o Fluminense e o Manchester City, que terminou com a vitória do clube inglês.
Manzar Feres, a diretora de negócios integrados em publicidade da Globo, diz que o plano do Futebol é um projeto robusto, com mix de soluções completo para as marcas.
“É o alcance simultâneo da TV Globo aliado à audiência e aos formatos exclusivos de publicidade digital do Globoplay, somado a todo prestígio e reconhecimento das nossas plataformas digitais. É falar com todos e com cada um, de forma inteligente e assertiva, em todas as telas”, diz a executiva.
A empresa farmacêutica Hypera Pharma e a marca de cosméticos Nivea foram as duas marcas que desistiram de continuar com o patrocínio, dando espaço a Dorflex e a Natura. Vale ressaltar que, de todas as marcas participantes, o Itaú vai completar 32 anos como patrocinador do futebol na maior emissora do país. É o contrato mais longevo de publicidade da TV brasileira.
De acordo com o plano comercial da Rede Globo, apresentado em outubro, as oito cotas de patrocínio resultariam em um valor de R$ 260 milhões cada – o que, pela primeira vez, pode permitir que a emissora fature mais de R$ 2 bilhões somente com o futebol.
Além disso, ainda há um pacote independente para as transmissões da Copa Libertadores da América. Para esse torneio, foram oferecidas cinco cotas de patrocínio, no valor de R$ 77,19 milhões. É importante considerar que esses valores são estipulados na tabela, sem eventuais descontos.
Para o Brasileirão e Copa do Brasil, a Globo promete 46 datas de transmissão em 2024. Na TV aberta, serão 38 rodadas da primeira competição e outros oito jogos da segunda. No mata-mata, a emissora só começa sua transmissão a partir da fase de oitavas de final.