A Megatelecom anunciou a aquisição de todas as ações da InterNexa Brasil, parte do projeto de consolidação no mercado de operadoras B2B em território nacional. Com a compra, a empresa ingressa em um novo mercado, o de rede de longa distância (backbones) de alta disponibilidade e densidade, usando a rede elétrica de transmissão, através de redes OPGW (cabos de aterramento óptico).
A aquisição leva em conta os ativos de rede, que contempla uma extensa rede na região sul, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de outra entre São Paulo e Rio de Janeiro, com pontos em cidades estratégicas no interior paulista, como Campinas e São José dos Campos.
A InterNexa vem, desde sua entrada no mercado brasileiro, trabalhando na construção de um ecossistema de conectividade, com foco em operadoras de telecomunicações, provedores de acesso e empresas de conteúdo, nacionais e internacionais.
Eduardo Sedeh, CEO da Megatelecom, pontuou que as empresas possuem valores estratégicos semelhantes, sobretudo no que diz respeito à prestação dos serviços, ao atendimento ao cliente e à relação com os funcionários. “Estamos muito entusiasmados e energizados com esta nova aquisição. Confiantes de que, juntos, alcançaremos novos patamares de sucesso e crescimento”.
“Nosso compromisso é com a continuidade das operações, podendo agregar ao atual portfólio da empresa o nosso conhecimento em T.I. e capacidade de investimento”, afirma o CEO.
Na avaliação de Carlos Giraldo, CEO da InterNexa Brasil, o fato de as estratégias das empresas convergirem facilitou a negociação. “Encontramos na Megatelecom o parceiro ideal para seguir com nosso plano estratégico e visão para o mercado brasileiro”, afirmou. Ele destaca ainda o fato de as empresas compartilharem das mesmas ideias, o que foi uma surpresa positiva nesse processo.
Para assumir o controle da InterNexa, a Megatelecom ainda precisa passar por análises regulatórias da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). O valor da transação não foi divulgado.