O Ministério das Comunicações (MCom) promoveu a segunda Blitz da Telefonia Móvel em Cuiabá (MT), nesta terça, 05. Juntamente com a equipe técnica da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e representantes das operadoras Claro, Tim e Vivo, o ministro Juscelino Filho visitou áreas que registraram mais reclamações sobre a qualidade do sinal e a velocidade de download nas faixas 4G e 5G.
O ministro destacou a importância do celular como o dispositivo mais utilizado para acessar a Internet em 99,5% dos lares brasileiros. Ele ressaltou a necessidade de garantir que os serviços de telefonia móvel alcancem todos os brasileiros com qualidade. Além disso, mencionou que está prevista a criação de um “Selo Qualidade em Banda Larga Móvel”, que permitirá que a população tenha acesso a informações sobre a melhor operadora em sua cidade, estado e país.
“Nos domicílios brasileiros, o celular é o dispositivo mais utilizado para acessar a Internet, representando 99,5% dos acessos. Por isso é indispensável que o serviço de telefonia móvel chegue com qualidade a todos os brasileiros”.
Essa ação faz parte do Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel, visando expandir a cobertura e garantir o acesso de qualidade aos serviços de telefonia e internet. O programa busca solucionar problemas na prestação de serviços e atingir áreas que não são atendidas pelas operadoras.
O processo começou na região da Grande CPA e seguiu para o bairro do Tijucal, contando com a presença de uma viatura da Anatel. Durante a operação, foram examinadas 19 áreas da cidade, utilizando equipamentos de alta performance para medir o sinal e a taxa de download.
A Anatel, após analisar os resultados, elaborará um relatório que será encaminhado à Secretaria de Telecomunicações (Setel/MCom) para que eventuais problemas identificados sejam solucionados. Algumas regiões foram selecionadas com base em indicações da Assembleia Legislativa do Mato Grosso, enquanto outras foram escolhidas devido a reclamações de usuários recebidas pela Anatel.
Maximiliano Martinhão, secretário de Telecomunicações do MCom, destacou a eficácia da Blitz na manutenção do padrão de qualidade dos serviços das operadoras. Ele explicou que a política pública visa assegurar que os consumidores tenham seus contratos cumpridos, independentemente de sua localização.
“O efeito dessa política pública é garantir ao consumidor o cumprimento do contrato com a empresa onde quer que ele se encontre”.
Hermano Barros Tercius, superintendente de fiscalização da Anatel, enfatizou o propósito do trabalho, que consiste em realizar um diagnóstico preciso dos problemas, efetuando uma avaliação detalhada no local para obter uma visão real da situação. Posteriormente, a Anatel planeja retornar às áreas monitoradas para verificar se as correções foram implementadas pelas operadoras.
“A ideia desse trabalho é justamente conseguir fazer um diagnóstico melhor desses problemas, fazer um pente fino in loco para ter uma visão real do que está ocorrendo para, então, notificarmos as operadoras”.