22/12/2024

Ministério das Comunicações leva ‘Blitz da Telefonia Móvel’ para Cuiabá

Ação do Ministério das Comunicações, junto com a Anatel, serve para dar orientações do serviço de telefonia móvel.

O Ministério das Comunicações (MCom) promoveu a segunda Blitz da Telefonia Móvel em Cuiabá (MT), nesta terça, 05. Juntamente com a equipe técnica da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e representantes das operadoras Claro, Tim e Vivo, o ministro Juscelino Filho visitou áreas que registraram mais reclamações sobre a qualidade do sinal e a velocidade de download nas faixas 4G e 5G.

Blitz

O ministro destacou a importância do celular como o dispositivo mais utilizado para acessar a Internet em 99,5% dos lares brasileiros. Ele ressaltou a necessidade de garantir que os serviços de telefonia móvel alcancem todos os brasileiros com qualidade. Além disso, mencionou que está prevista a criação de um “Selo Qualidade em Banda Larga Móvel”, que permitirá que a população tenha acesso a informações sobre a melhor operadora em sua cidade, estado e país.

“Nos domicílios brasileiros, o celular é o dispositivo mais utilizado para acessar a Internet, representando 99,5% dos acessos. Por isso é indispensável que o serviço de telefonia móvel chegue com qualidade a todos os brasileiros”.

Essa ação faz parte do Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel, visando expandir a cobertura e garantir o acesso de qualidade aos serviços de telefonia e internet. O programa busca solucionar problemas na prestação de serviços e atingir áreas que não são atendidas pelas operadoras.

O processo começou na região da Grande CPA e seguiu para o bairro do Tijucal, contando com a presença de uma viatura da Anatel. Durante a operação, foram examinadas 19 áreas da cidade, utilizando equipamentos de alta performance para medir o sinal e a taxa de download.

A Anatel, após analisar os resultados, elaborará um relatório que será encaminhado à Secretaria de Telecomunicações (Setel/MCom) para que eventuais problemas identificados sejam solucionados. Algumas regiões foram selecionadas com base em indicações da Assembleia Legislativa do Mato Grosso, enquanto outras foram escolhidas devido a reclamações de usuários recebidas pela Anatel.

Maximiliano Martinhão, secretário de Telecomunicações do MCom, destacou a eficácia da Blitz na manutenção do padrão de qualidade dos serviços das operadoras. Ele explicou que a política pública visa assegurar que os consumidores tenham seus contratos cumpridos, independentemente de sua localização.

“O efeito dessa política pública é garantir ao consumidor o cumprimento do contrato com a empresa onde quer que ele se encontre”.

Hermano Barros Tercius, superintendente de fiscalização da Anatel, enfatizou o propósito do trabalho, que consiste em realizar um diagnóstico preciso dos problemas, efetuando uma avaliação detalhada no local para obter uma visão real da situação. Posteriormente, a Anatel planeja retornar às áreas monitoradas para verificar se as correções foram implementadas pelas operadoras.

“A ideia desse trabalho é justamente conseguir fazer um diagnóstico melhor desses problemas, fazer um pente fino in loco para ter uma visão real do que está ocorrendo para, então, notificarmos as operadoras”.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários