Cumprindo seu próprio compromisso assumido em julho de 2020 de levar cobertura 4G para todas as cidades do Brasil até o final deste ano, a TIM afirmou que conseguiu levar conectividade para todos os 5.570 municípios brasileiros. A última cidade a receber a tecnologia 4G da operadora foi Guarinos, em Goiás, município que conta com 2,1 mil habitantes.
O anúncio foi realizado por Mario Girasole, VP de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM. “Ontem concluímos a cobertura do último dos 5.570 municípios brasileiros com tecnologia 4G. Nenhuma outra operadora chega perto desses números, o que nos deixa muito satisfeitos“.
Guarinos ainda não tinha nenhuma estação 4G de nenhuma operadora, e a ativação da ERB da TIM foi concluída em 6 de dezembro de 2023.
“Assumimos o compromisso na altura da pandemia de que cobriríamos todos os municípios até ao final de 2023 e cumprimos a nossa promessa com 20 dias de antecedência”, acrescentou Girasole.
Importante ressaltar que a operadora já tinha alcançado a cobertura própria em 100% das cidades brasileiras desde janeiro deste ano, mas se tratava de tecnologias anteriores, como 3G e 2G. O caminho traçado para o 4G será também prosseguido para a mais recente tecnologia 5G, atualmente em fase de expansão e atende 191 municípios. “Somos a operadora com mais antenas instaladas para 5G, o dobro da segunda operadora instalada“, finalizou.
Mesmo com esse marco importante, Leonardo Capdeville, CTO da TIM, menciona o desafio que é para fornecer sinal móvel em áreas remotas, incluindo a falta de infraestrutura elétrica, superada em alguns casos com o uso de placas solares e baterias de lítio.
“Teve uma cidade que quase perdemos o prazo. Houve a seca histórica no Amazonas, então o trajeto de barco ficou intransitável até o rio subir, levamos 15 dias quando o esperado eram 5 dias”.
Ele ainda ressalta que ter todos os municípios cobertos não significa que todas as áreas do Brasil possuem sinal de celular, e que é extremamente difícil cobrir todo o território com sinal de internet móvel e telefonia celular. “Ao mesmo tempo que estamos muito orgulhosos de chegar em 100% das cidades, ainda há muito o que fazer. Se olhar todas as operadoras, a cobertura de celular atinge 17% do território brasileiro”, diz Capdeville.
De acordo com a TIM, a sua cobertura 4G beneficiará também outras operadoras, que poderão acessar a rede, conforme exigência da Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel), que determina as teles a abrir a rede em regime de roaming em todos os municípios com menos de 30 mil habitantes. Entretanto, o CTO ressalta que as operadoras concorrentes não são obrigadas a usarem o roaming, mas a rede deve ficar aberta.
Segundo dados do Teleco, a Vivo segue como a segunda maior cobertura de 4G com 4.750 municípios, enquanto a Claro cobre 4.480 cidades com a tecnologia LTE.