Nesta terça-feira (09), a Samsung divulgou um relatório preliminar referente aos seus resultados financeiros do quarto trimestre de 2023, onde estima que em seu lucro operacional sofreu queda anual de 35%, para 2,8 trilhões de won (US$ 2,1 bilhões), cerca de 24% abaixo das expectativas do mercado.
O resultado ficou bem abaixo do consenso da FactSet, de 3,797 trilhões de wons no trimestre até dezembro. A empresa afirma que seu lucro operacional somou cerca de 2,8 trilhões de wons (US$ 2,1 bilhões) no trimestre entre outubro e dezembro, ante 4,31 trilhões de wons no mesmo período do ano anterior.
Os resultados refletem a fraca demanda do consumidor e alimentam a incerteza sobre o momento de uma recuperação tecnológica mais ampla. A receita caiu mais do que o previsto, para 67 trilhões de won. Durante todo o ano de 2023, a Samsung relatou seu menor lucro operacional em 15 anos.
Além disso, mostra que a Samsung ainda enfrenta uma lenta procura por smartphones e pelos chips de memória que alimentam a sua receita. Também turva as perspectivas de uma recuperação do mercado que muitos investidores esperavam que surgisse em 2024.
Em dezembro, a rival Micron Technology Inc. apresentou uma previsão de receita melhor do que a projetada, que sugeria que a construção de datacenters poderia compensar os mercados mornos de computação e dispositivos móveis. “Isso mostra que a recuperação é mais lenta do que pensávamos”, disse Tom Kang, diretor de pesquisa da Counterpoint Technology Market Research. “Os preços não estão a subir tão rapidamente e a procura de certos setores não é tão forte“.
Entretanto, a fabricante de smartphones espera uma recuperação gradual este ano, impulsionado por um boom no desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA). Inclusive, aposta no seu novo dispositivo, o Galaxy S24, que promete novidades de IA.
“A Samsung pode ter que ganhar participação de mercado em chips de IA para alcançar um crescimento sólido dos lucros em 2024”, escreveram os analistas da Bloomberg Intelligence, Masahiro Wakasugi e Phu Pham, em uma nota após os resultados.
A empresa sul-coreana deve publicar seu balanço trimestral final ainda este mês. Para a receita do trimestre, a Samsung estima queda de 4,9%, a 67 trilhões de wons.
Ações
As ações da Samsung caíram 2,4% em Seul na terça-feira (9). “Seus resultados decepcionantes decorrem, em parte, de uma baixa taxa de utilização em seu negócio de fabricação de chips para fundição“, disse Sanjeev Rana, analista da CLSA Securities Korea Ltd.