Embora tenha uma variedade de plataformas disponíveis no mercado, a Netflix, que é a pioneira no segmento, ainda segue como a mais presente nas casas dos brasileiros. De acordo com a Kantar Ibope, o streaming encerrou 2023 como líder de audiência no Brasil, contabilizando uma pontuação que ultrapassa a soma das suas concorrentes ao longo dos 12 meses.
Todas as mudanças que a plataforma tem anunciado, como lançamentos de planos básicos com suporte a anúncios e o fim do compartilhamento de senhas, não afetou a empresa que navegou com vantagem no mercado.
Conforme os dados, a Netflix fechou 2023 com média de audiência de 4,3 pontos, ocupando a primeira posição com bastante folga em relação ao Globoplay, que ficou em segundo lugar com média de audiência de 0,9 pontos. Para se ter uma ideia, a audiência do streaming do Grupo Globo representa 80% menor do que a da Netflix.
Contabilizando todas as plataformas de streaming no Brasil, a média de audiência foi de 2,3 pontos. Isto quer dizer que a soma de todas as concorrentes fecharam 2023 com 87% menos audiência que a Netflix, que consegue desempenho superior que a soma de todas as rivais na TV aberta.
Confira o ranking completo dos streamings:
- Netflix: 4,3 pontos
- Globoplay: 0,9 ponto
- Prime Video: 0,6 ponto
- HBO Max: 0,3 ponto
- Disney Plus: 0,2 ponto
- Star Plus: 0,2 ponto
- Outros: 0,1 ponto
Embora esteja a uma distância significativa da primeira colocada, vale ressaltar a presença do streaming Globoplay, a única que passou perto de atingir 1 ponto perante os serviços fortes no exterior, como HBO Max e Disney+, que não são muito populares entre os brasileiros.
Outro ponto importante que vale ressaltar é que os dados da Kantar Ibope são diferentes do resultado da TV aberta por conta do alcance de cada plataforma.