Em uma tentativa de tornar o ambiente de trabalho mais transparente e demonstrar uma abertura de contato maior com os seus funcionários, o CEO da Adidas, Bjørn Gulden, decidiu compartilhar o número do seu telefone celular para mais de 60 mil trabalhadores em uma reunião. Entretanto, a ideia não foi nada boa.
De acordo com reportagem do The Wall Street Journal, na tentativa de impulsionar uma boa governança na empresa, o executivo afirmou que depois que compartilhou seu contato para os funcionários passou a receber 200 mensagens por semana com pedidos de mudanças na companhia.
“Algumas pessoas pensam que sou louco”, conta o norueguês, embora afirme que ele acha importante os líderes estarem abertos a transformações.
Gulden assumiu a Adidas em janeiro de 2023, quando a empresa passava por uma fase tumultuada, pois tinha acabado de cortar laços com o rapper Kanye West e estava enfrentando um prejuízo de 724 milhões de euros no último trimestre de 2022. Para sua gestão, o executivo decidiu endereçar algumas das preocupações em relação à transparência trazidas inclusive pelos próprios funcionários.
Um ano depois, a fabricante de materiais esportivos enfrentou polêmicas devido às declarações antissemitas de Kanye West, o que resultou em problemas nas vendas e na infelicidade dos funcionários. Mesmo afirmando que seria um desafio dar a volta por cima, Gulden dizia que “Havia uma cultura de procurar razões para não fazer as coisas“, o que está prejudicando a Adidas.
Dessa forma, conforme o TWSJ, o CEO começou a tomar medidas, começando pela dispensa de consultores que segundo ele, tinham tomado decisões que especialistas jamais tomariam. Outra mudança foi a reintrodução de esportes como cricket.
O Cricket é um esporte bastante popular na Índia e tem uma legião de fãs fiéis em mercados esportivos. Gulden também simplificou as comunicações para que ele tivesse relatórios mais diretos dos chefes de departamento e eliminasse práticas de avaliação trabalhosas. O executivo estima que a Adidas volte a ter lucro este ano.
Antes de se tornar CEO da Adidas, Bjørn Gulden trabalhou bons nove anos na Puma, uma vez que liderou uma alta nas vendas. A expectativa é que a sua gestão também traga bons resultados na nova empresa de materiais esportivos.