Nesta quarta-feira (10), a Claro anunciou que já começou a bloquear as linhas de aparelhos a partir de alertas do Programa Celular Seguro, ferramenta lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para inibir o furto e roubo de aparelhos celulares. A ação da operadora estará em pleno funcionamento a partir desta quinta-feira (11).
A medida foi anunciada em reunião que aconteceu no MJSP entre Ricardo Capelli, ministro substituto da pasta, e Fabio Andrade, VP de Relações Institucionais da Claro, que em postagem no X (antigo Twitter) informou que até fevereiro, a Vivo a TIM também passarão a efetuar o corte das linhas.
Fábio Augusto Andrade, vice-presidente de Relações Institucionais da Claro, fala da importância da operadora fazer do programa. “É importante a gente colaborar com o Programa Celular Seguro. Há muito roubo de telefone celular no Brasil, uma das causas da criminalidade que assusta o país. E esse programa é Made in Brasil. Então, a gente está fazendo e aprendendo a cada dia com ele”, afirmou.
Segundo o órgão, o processo está quase totalmente automatizado e será instantâneo, de modo que os chips de aparelhos furtados/perdidos não poderão ser utilizados em outros dispositivos após o proprietário (ou um contato de confiança) realizar um pedido de bloqueio.
“É mais uma camada de proteção aos usuários, que já tinham garantidos os bloqueios do aparelho e dos acessos às contas bancárias. Inutilizar chip e linha é um passo importante para aumentar ainda mais a segurança e atingir o objetivo do Celular Seguro, que é desestimular o roubo e o furto de celulares”, afirmou o Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli.
Em breve, o Programa Celular Seguro vai completar seu primeiro mês de vida, e até então já ultrapassou a marca de um milhão de cadastros de usuários. A ferramenta já recebeu quase dez mil alertas de usuários referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos.
Com a iniciativa, as vítimas de furto e roubo de dispositivos móveis poderão bloquear o aparelho e aplicativos digitais em apenas um clique. Vale ressaltar que a plataforma não oferece a opção de bloquear. Se o serviço for acionado, e o aparelho for achado, o usuário terá que solicitar o acesso com a operadora, de acordo com a política interna de cada empresa.