Empresas do segmento de streaming e vídeo digital estão se unindo para criar padrões para novos formatos de anúncios. Por meio do programa GroupM Ad Innovation Accelerator, o GroupM está unindo forças com BrightLine, Disney, KERV, NBCUniversal, Roku, Telly e YouTube para desenvolver um novo formato de anúncio para serviços de streaming.
A ideia do programa é facilitar o processo de desenvolvimento de criativos para formatos de anúncios interativos em diferentes plataformas. O formato que será desenvolvido visa atender ao telespectador que prefere evitar comerciais.
“Não queremos ter que desenvolver quatro versões muito diferentes de [um anúncio] para fazê-lo funcionar em qualquer lugar”, disse Mike Fisher, diretor-executivo de inovação em investimentos do GroupM, referindo-se às diferentes especificações que os anunciantes devem considerar ao criarem anúncios para um número cada vez maior de plataformas de streaming. “Queremos uma versão básica que funcione em qualquer lugar.”
“As marcas que anunciam em ambientes de streaming apoiados por anúncios têm uma oportunidade incrível de interagir com consumidores atentos, mas o cenário da mídia em rápida evolução torna difícil para os anunciantes lançarem campanhas publicitárias interativas de forma eficiente e engenhosa”, afirma Fisher.
O esforço colaborativo visa transformar o anúncio convencional de 30 segundos, incorporando tecnologias digitais avançadas. Esta inovação visa fortalecer as conexões entre marcas e espectadores, proporcionando resultados mensuráveis para os anunciantes que fazem parceria com o GroupM.
O programa será implementado primeiro para clientes norte-americanos das empresas Mindshare, Wavemaker e EssenceMediacom, do GroupM. Fisher disse que “o topo da agenda é reunir todos em uma sala para que os vendedores de mídia possam ouvir diretamente dos clientes o que está em sua lista de desejos e o que os vendedores de mídia podem fazer para tornar [os anúncios interativos] mais fáceis, com melhor desempenho e mais mensurável para os clientes.”
O GroupM espera que o grupo tenha co-criado formatos de anúncios capazes de serem veiculados em todos os parceiros participantes até o final do primeiro trimestre, para que a agência possa levar o aprendizado para as negociações iniciais deste ano, pontuou Fisher.
E, por fim, o GroupM espera implementar novos padrões na indústria, bem como recolher dados sobre onde os formatos funcionam de forma mais eficaz no ecossistema de vídeo digital.
“Há muitos testes A/B diferentes que fizemos até agora que nem sempre foram tão eficazes quanto poderiam ser porque alguns desses testes não estão acontecendo em escala da mesma forma que o GroupM facilitará”, afirmou Kristina Shepard, vice-presidente de vendas globais de anúncios e parcerias da Roku.