O 2024 promete ser um ano movimentado para os serviços de streaming no Brasil. Diversas novidades estão prometidas, desde alterações que envolvem nome e plataforma, um serviço sendo incorporado por outro, fim do compartilhamento de senhas e muito mais. Por isso, confira nessa matéria o compilado das principais promessas para esse ano.
De streaming mudando de nome a plataforma se despedindo, veja abaixo as maiores notícias desse mercado para o longo desse ano. Além disso confira também o que já está mais do que confirmado, só aguardando a data para começar.
O mercado de streaming não para
Algumas das principais mudanças incluem a incorporação do catálogo do Star+ ao Disney+, a concentração de conteúdo esportivo no Disney+, a exclusividade das produções da Paramount+ em sua própria plataforma e a substituição do HBO Max pelo MAX na América Latina.
Além disso tem também o lançamento de novelas brasileiras no streaming MAX, a inclusão do Crunchyroll como opção de assinatura no Prime Video e muito mais. Confira!
Fim do Star+
Após apostar em uma estratégia de separar seus dois serviços em streamings diferentes, a Disney voltou atrás na ideia e vai incorporar o catálogo do Star+ ao Disney+. A mudança é esperada para o segundo trimestre de 2024. Informações sobre valores e se todas as produções que atualmente estão no Star+ entrarão no Disney+ ainda não foram confirmadas.
Enquanto lá fora isso já era realidade, no Brasil existia essa divisão. Em 2024 o Star+ vai ser incorporado à Disney se tornando um só, mas mantendo os catálogos (a não ser que existam mudanças posteriores relacionadas às produções que já estão disponíveis).
Esportes no Disney+
Havia rumores que o fim do Star+ faria com que a Disney criasse um novo serviço específico para abrigar os eventos esportivos da ESPN, mas isso não vai acontecer. Todo o conteúdo de esportes também migrará para o Disney+, que passará a ter os esportes ao vivo.
Ao menos no Brasil, o Disney+ sempre foi uma plataforma muito nichada e seus parceiros de entretenimento carregam outros tipos de conteúdo. Porém, a estratégia do streaming será concentrar tudo em um só local.
Exclusividade do Paramount+
Se antes as produções da Paramount entravam em outros serviços de streaming, como o Telecine, logo após a sua janela nos cinemas, isso não se repetirá em 2024. A empresa agora abrigará seus lançamentos direto no seu próprio streaming, durante uma janela de exclusividade.
A previsão é que essa movimentação interna do estúdio/streaming reflita no modo como clientes e futuros clientes se relacionam com a plataforma, tendo mais interesse nos conteúdos durante essa janela de exclusividade.
Fim da HBO Max e a chegada do MAX na América Latina
A mudança que já havia acontecido nos Estados Unidos, finalmente chegará ao Brasil e em toda a América Latina. O serviço HBO Max é encerrado e substituído pelo MAX, nova plataforma de streaming da Warner Bros Discovery que abrigará as produções da Warner, HBO e Discovery em um só streaming.
Confira mais detalhes sobre essa transição nesta matéria, onde tem detalhes sobre a chegada ao Brasil e os motivos da mudança de nome de estratégia que a empresa tem adotado nos últimos meses.
Novelas brasileiras no streaming
2024 marcará também o lançamento das primeiras novelas brasileiras produzidas exclusivamente para o streaming MAX, que concorrerá com o Globoplay no ramo dos folhetins.
O HBO Max, que logo se tornará MAX, está investindo nas produções “Beleza fatal” e do remake de “Dona Beja”. A companhia tem investido em nomes de peso que já foram da Globo, portanto são referência na arte da novela. O primeiro título tem nomes como Camila Queiroz e Camila Pitanga, já o segundo terá como protagonista Grazi Massafera.
Crunchyroll no Prime Channels
O serviço de streaming Crunchyroll, que abriga produções japonesas como animes, por exemplo, ganhará mais espaço no mercado brasileiro sendo adicionado no Prime Video como uma das opções de assinatura extra do Prime Channels.
Ainda não há data sobre quando o streaming estará disponível no Channels do Brasil, mas a expectativa é que chegue ainda em 2024.
MGM+ e conteúdos da Lionsgate
O Lionsgate+ já deu adeus a América Latina e consequentemente ao Brasil. Desde o início de Dezembro o streaming já não existe mais para os lados de cá, mas quem assinou o serviço por meio do Prime Channels vai ter a oportunidade de usar mais um pouco até fevereiro de 2024.
E a parceria Lionsgate Amazon não para por aí. Os conteúdos originais da plataforma estão disponíveis em outro streaming do Channels, o MGM+.
O grande ano do fim do compartilhamento de senhas nos streamings
Após a Netflix iniciar o movimento, em 2024 deve-se esperar que outros serviços adotem o mesmo modelo de barrar o compartilhamento de senhas entre usuários que moram em endereços diferentes. O Disney+ já iniciou o bloqueio do compartilhamento em alguns países e o Brasil está perto de entrar na mesma medida.
Para começar, o teste do Disney+ foi feito no Canadá. Agora a expectativa é que logo haja uma expansão dessa nova restrição do streaming, que certamente chegará ao Brasil, assim como o da Netflix chegou durante o ano de 2023.
Streaming com anúncios é tendência
E para fechar essa lista do que vem por aí no mercado dos streamings neste ano, não poderia ficar de fora esse formato de serviço. Mais uma vez a precursora dessa modalidade foi a Netflix ano passado e no final de 2023 o Prime Video anunciou que vai incluir comerciais em seu serviço, para fugir dele será necessário pagar uma taxa.
A novidade do Prime Video só está valendo lá fora, portanto ainda não há essa atualização no Brasil, mas a expectativa é que em breve chegue para cá.