Nesta terça-feira (16), a Google implementou uma série de demissões em seus escritórios distribuídos globalmente, conforme relatado pelo Business Insider e posteriormente confirmado pela própria empresa. O número exato de colaboradores dispensados não foi divulgado, mas estima-se que tenham sido “centenas”. As demissões ocorreram no setor de vendas, mais precisamente nas equipes responsáveis pela comercialização de espaços publicitários.
De acordo com um comunicado interno da Google destinado aos funcionários afetados, a razão por trás dessas demissões é uma reestruturação do segmento. Grande parte das pessoas atingidas fazia parte da equipe encarregada de lidar com clientes de grande porte. A empresa agora direcionará seu foco para anunciantes de nível médio, visando atender a um número maior de empresas neste segmento.
“Todo ano nós passamos por um processo rigoroso para reestruturar nosso time e garantir o melhor serviço aos clientes do Ads. Levamos clientes às equipes corretas de especialistas e canais de venda para atingir as demandas do serviço”, disse o Google.
De acordo com a empresa, os funcionários afetados terão a oportunidade de se candidatar imediatamente a outras vagas dentro do setor de Ads ou em diferentes áreas da Google. Este anúncio representa a segunda onda de demissões em massa na Google em apenas uma semana. Anteriormente, a empresa demitiu “centenas” de funcionários como parte de medidas para redução de custos, impactando as unidades de assistente de voz, realidade aumentada e hardware.
Em janeiro de 2023, um ano marcado por demissões significativas no setor de tecnologia, a Google também implementou cortes expressivos, dispensando simultaneamente 12 mil colaboradores.