Nesta terça-feira (23), a Netflix divulgou seu resultado financeiro referente ao quarto trimestre de 2023, onde reportou um crescimento de 13,1 milhões de novos assinantes. O montante superou a estimativa de Wall Street de 8,19 milhões, bem como as projeções em todas as regiões do mundo. Foram mais de 5 milhões de usuários apenas na Europa, Médio Oriente e África.
As vendas de assinaturas subiram para US$ 8,83 bilhões. Com isso, a Netflix passa a contabilizar um número total 260 milhões de assinantes. Com esses números, a empresa teve o seu melhor trimestre de crescimento da gigante do streaming desde o boom de assinaturas durante a pandemia.
A Netflix passou por um momento difícil em 2022, após registrar um de seus anos mais fortes de crescimento de clientes de todos os tempos. Os bons resultados foram impulsionados pelas medidas aplicadas pela empresa nos últimos meses, como o fim do compartilhamento de senhas e o lançamento de um plano com publicidade mais barato.
As ações do streaming subiram até 7,7%, para US$ 530, nas negociações estendidas após o anúncio do acréscimo de assinantes. Ainda, subiram 38% no ano passado até o fechamento da bolsa em Nova York. O lucro por ação de US$ 2,11, contudo, veio abaixo das estimativas consensuais de US$ 2,22 por papel, impactado por uma perda não monetária de US$ 239 milhões relacionada a taxas de câmbio, disse a Netflix.
A Netflix gerou lucro líquido de US$ 5,41 bilhões durante todo o ano passado e fechou 2023 com US$ 7,1 bilhões em dinheiro e investimentos de curto prazo.
Embora mantenha um crescimento em 2024, a empresa diz que não deverá receber tantos clientes no primeiro trimestre de 2024 como ocorreu nos últimos 3 meses, mas espera um crescimento saudável de dois dígitos na receita para este ano. Wall Street projeta que a Netflix adicione 4,31 milhões de novos clientes neste trimestre.
A companhia disse que a publicidade ainda não é o principal impulsionador do crescimento de sua receita, mas que pretende mudar isso até 2025. No início deste mês, a Netflix informou que agora tem mais de 23 milhões de pessoas utilizando a assinatura mais barata.