A Apple, fabricante de eletrônicos conhecida pela alta qualidade e preços elevados em seus produtos, recebeu nesta semana o prêmio de “Empresa Mais Admirada do Mundo”, da revista norte-americana Fortune. Divulgada anualmente, o ranking reúne 1.500 empresas — mil delas sediadas nos Estados Unidos e 500 em outros países — com pelo menos US$ 10 bilhões em receita.
Segundo informações da Fortune, o prêmio se baseia em características importantes para o desenvolvimento e posicionamento das gigantes no mercado global. Entre os pontos avaliados pela revista se destacam a responsabilidade social, finanças sólidas com números consistentes, inovação em diversos segmentos e competitividade.
A seleção também se baseia no ponto de vista de 3.700 executivos, diretores e funcionários de alto escalão com ampla experiência no mercado. Ainda que a gigante de Cupertino lidere, a pontuação obtida pela Maçã diminuiu alguns pontos percentuais, conquistando 8,19 em 2023 contra 8,65 em 2022.
Para os analistas, a Apple possui há 17 edições essas e outras características que a elegem a companhia mais admirada no mundo — isso segundo a Fortune. Microsoft e Amazon aparecem na segunda e terceira colocação, respectivamente. A Alphabet (matriz do Google), NVIDIA, Walmart e American Express aparecem no TOP 10.
Confira abaixo as dez primeiras posições:
- Apple
- Microsoft
- Amazon
- Berkshire Hathaway
- JPMorgan Chase
- Costco Wholesale
- Alphabet
- American Express
- Walmart
- NVIDIA
Apple registra bons números em 2023
No ano passado, a empresa de Tim Cook obteve bons resultados em sua participação no mercado com a venda de smartphones ultrapassando a Samsung, líder entre os celulares com o sistema operacional Android, do Google. A Apple conseguiu alcançar a venda de 234,6 milhões de unidades, enquanto mercado global enfrentou uma queda de 3,2%.
Ao que tudo indica, a Maçã conseguiu vencer a sul-coreana graças à alta popularidade da linha iPhone 14, apresentada em 2022, e da estreia do iPhone 15 no ano passado.