Nesta quinta-feira (08), começou oficialmente o Carnaval em Recife, e os foliões que passarem pelo Marco Zero, o circuito do Galo da Madrugada e o Sítio Histórico de Olinda, terão uma ampla cobertura móvel que foi disponibilizada pela TIM, que reforçou sua rede na região.
A operadora instalou 18 novas antenas na capital pernambucana, sendo que 12 delas estão equipadas com a tecnologia 5G. O objetivo é garantir uma experiência de comunicação mais eficiente para seus clientes, mesmo diante da grande concentração de pessoas.
Além disso, levar maior comodidade e conforto para os foliões, que poderão desfrutar de uma rede aprimorada para facilitar a localização de amigos, solicitar transporte por aplicativo, realizar pagamentos via PIX e compartilhar fotos e vídeos durante os festejos. A expectativa da TIM é que cerca de 25% dos dados trafegados por seus clientes durante o Carnaval passem pela tecnologia 5G.
A conectividade Marco Zero não será apenas para os clientes da TIM. Acontece que a UM Telecom, empresa de infraestrutura de serviços digitais, até o dia 14 de fevereiro vai disponibilizar Wi-Fi pela rede denominada Wi-Fi 6, que suportará um total de até 10 Gbps (Gigabits por segundo) para todos os foliões e pessoas que estiverem entorno do local.
Para que a rede seja usada de forma democrática, a empresa limitou a utilização da banda individualmente por smartphone, tablet ou computador. Desta forma, todos terão uma boa experiência individual de conexão no local. O COO da Um Telecom, Daniel Gomes, explica que a operação no Marco Zero fornecerá conexão segura para todos que se conectarem no local.
“As pessoas que estiverem se divertindo ou trabalhando poderão acessar os serviços disponíveis via internet: da videoconferência ao vivo à mensagem de texto”, disse.
De acordo com a UM Telecom, a infraestrutura conta com dezenas de rádios de alta densidade, que podem suportar mais de 1 mil usuários conectados de forma simultânea em cada um deles. Estas estações foram instaladas em pontos estratégicos na região, por meio de estudo prévio realizado para que a cobertura seja a melhor possível. Os rádios em conjunto recebem sinal com largura de banda de 10 Gbps, disponível na rede de fibra óptica da Um Telecom.