Na noite desta terça-feira (13), a Claro divulgou seu balanço financeiro referente ao quarto trimestre de 2023. Em relação ao ano passado, a operadora reportou uma receita de R$ 45,7%, um crescimento de 7,2%, enquanto que no trimestre, a receita foi de R$ 11,7 bilhões, alta de 5,2%.
O EBITDA da Claro no quarto trimestre foi de 5,2 bilhões de reais, 2,3% acima do registrado no mesmo período do ano anterior, com margem de 44,4%. Ao descontar o efeito positivo de R$ 162 milhões em relação ao acordo com a Oi sobre o preço da unidade móvel, a margem EBITDA seria de 43,1% no 4º trimestre de 2023.
Segmento móvel
Em 2023, a Claro atingiu 35,5 milhões de clientes na base pré-paga, enquanto que o pós-pago ficou em 51,5 milhões de assinantes, crescimento de 9,7% na comparação anual. Anualmente, a operadora ganhou 4,5 milhões de novos usuários, que segundo ela, é resultado do maior número de adições com a portabilidade de acessos, além da redução do churn e da aceleração das migrações de clientes pré-pagos para os serviços de receita recorrente, “alcançando um patamar histórico no último período.”
Em dezembro de 2023, a empresa segue líder nos acessos do serviço 5G, com market share de 37,6% ao somar 10,5 milhões de clientes com a rede.
Banda larga e TV por assinatura
Com 21,1% de participação, em dezembro de 2023, a Claro apresentou um crescimento na sua base de clientes de banda larga fixa, com 63,4 mil adições líquidas. A operadora encerrou 2023 com 11,5 milhões de domicílios cobertos pela sua rede de fibra óptica Fiber To The Home (FTTH) em 477 cidades. Com todas as tecnologias, a empresa marca presença em 511 municípios, com 41,3 milhões de Homes Passed (HPs).
No segmento de TV por assinatura, a Claro encerrou 2023 com 42,3% de participação de mercado, destacando o crescimento do Arpu (conta média) pelo sexto trimestre consecutivo. O serviço de Video On Demand (VOD) reportou “97 mil títulos e mais de 170 milhões de streamings no 4T23”.