A Comcast decidiu abandonar sua marca de produto “rede Xfinity 10G”, após meses de discussão com a agência autorreguladora da indústria de TV a cabo, a NCTA, e o National Advertising Review Board. Acontece que o nome do produto poderia levar os consumidores a pensar de forma enganosa por causa do termo “10G”.
No caso, as pessoas podem pensar que o produto vai fornecer “velocidades significativamente mais rápidas do que as disponíveis nas redes 5G”, o que não é possível.
A decisão de abandonar o nome decorre de desafios levantados pela T-Mobile e AT&T que destacaram as diferenças confusas na terminologia usada pelas redes celulares, onde “G” em 5G significa “geração”, e a marca 10G usada pelas empresas de cabo, que em vez disso representa uma velocidade de rede de 10 gigabits.
A comercialização do serviço pela Comcast como a “rede Xfinity 10G” causou duas preocupações principais: cliente acreditarem que o serviço oferece velocidade duas vezes mais rápido que o 5G (que pode, na verdade, fornecer até 20 Gbps); e que velocidades de rede de 10 Gbps podem ser alcançadas em todos os pacotes de serviços Xfinity.
A maioria dos clientes da rede da Comcast não consegue velocidades de 10 gigabits sem uma atualização de infraestrutura de fibra óptica para casa (FTTH) e não pode ser alcançada em planos padrão que usam cabos regulares da empresa.
Embora tenha concordado em parar de usar o termo termo “rede Xfinity 10G” para descrever toda a sua rede, a empresa não admitiu qualquer irregularidade e disse que “discorda veementemente” do Conselho de Revisão. A Comcast disse que pode continuar a anunciar “10G” para a fração de usuários do Xfinity que podem realmente acessar o serviço mais rápido.
A terminologia em torno das velocidades da rede 5G causou problemas no passado. A AT&T foi criticada pelo NARB por enganar os clientes com uma rede 5G falsa em maio de 2020, apesar de sua rede “5G Evolution” ser muito mais lenta do que o 5G real. Alguns meses depois, o NAD também disse à Verizon para parar de anunciar alegações enganosas sobre a velocidade e a cobertura de sua rede 5G.
Agora que a indústria do cabo está ansiosa por continuar a promover o 10G, os consumidores terão de estar mais conscientes do que estes termos realmente significam para evitar serem induzidos a comprar algo enganoso.