Há algum tempo que os assinantes da Netflix não podiam fazer assinatura da plataforma via Apple, mas os clientes ainda podiam usar o sistema da norte-americana para pagar suas contas. Agora, não poderá mais. O streaming confirmou a suspensão de cobranças pela Apple, e passou a redirecionar assinantes para fora do sistema do iTunes.
Por meio do método de pagamento da Apple, assinantes alegaram que ficaram anos sem sofrer com os reajustes que a Netflix tem feito nos últimos tempos. Inclusive, um assinante declarou que manteve o antigo preço de US$ 9,99 (R$ cerca de 50) do serviço de streaming por anos.
Com a suspensão do serviço, a Netflix começou a notificar os clientes em alguns territórios de que eles precisam encontrar uma nova forma de pagamento se quiserem manter suas assinaturas ativas, que ganharam novos preços recentemente.
O porta-voz da Netflix, MoMo Zhou, disse ao The Verge por e-mail que a mudança afeta “membros do plano básico que usavam um método de pagamento do iTunes”. Esta mudança se aplicará aos clientes do plano Básico da plataforma em alguns países, incluindo Estados Unidos e Canadá.
De acordo com o portal The Verge, a mudança é o fim de uma longa saga – apesar da Apple ter adicionado opções de assinatura no aplicativo para iPhones em 2010, a Netflix não as adicionou ao seu aplicativo iOS até 2015 porque se opôs ao corte de 30% da Apple. No final de 2018, a Netflix decidiu que não queria pagar nada à Apple , abandonando totalmente as assinaturas de aplicativos.
As empresa mantém um clima de rivalidade que foi atualizada recentemente com o lançamento do novo headset de realidade mista Vision Pro, onde a Netflix se recusou a criar um novo aplicativo especialmente projetado para rodar no software operacional do produto. Com isso, quem quiser assistir os conteúdos da plataforma no Vision Pro precisa usar o navegador integrado do fone de ouvido para fazer isso.