A Oi, como parte do seu plano do processo de recuperação judicial, colocou a sua unidade de negócio de fibra óptica à venda, e de acordo com as fontes envolvidas nas negociações, a empresa já recebeu sete propostas não vinculantes pela sua base de clientes de banda larga. O interessante é que as ofertas partiram principalmente de provedores regionais, como Alares, Eb Fibra, Ligga e Vero. Inclusive, há uma oferta de um novo entrante.
Até o momento não há informações de ofertas encaminhadas pelas grandes operadoras, como TIM, Vivo e Algar, mas pode ser que em breve apresentarão suas propostas. No entanto, no caso da Vivo, não há muita certeza, uma vez que o CEO da tele, Christian Gebara, já declarou que se trata de um negócio complicado e que precisa de mais informações sobre.
“A Oi já tem sete propostas. Algumas são bem atraentes. E devem chegar mais”, conta uma das fontes. “Tem outros players do setor, alguns bem grandes, ainda negociando para formalizar uma proposta”, comenta outra fonte ao Broadcast+.
Segundo as fontes, a maior parte das ofertas propõem uma separação do ativo. Ou seja, apresentaram propostas pela aquisição de apenas um pedaço da Oi Fibra, que é um caminho que a operadora pode seguir para viabilizar a venda. Dessa forma, ajudaria a distribuir os clientes conforme a área de atuação dos futuros compradores, além de tornar o preço de compra mais acessível.
Por enquanto, o modelo da venda está aberto, e isso pode mudar. “Tem propostas até agora pelo todo e para blocos específicos”, comenta um interlocutor. Procuradas, as empresas e os bancos não fizeram comentários.
Nesse primeiro momento, a Oi começa a receber as propostas não vinculantes, para em uma segunda fase, prevista para o final de março ou começo de abril, receber as ofertas vinculantes dos interessados mais bem qualificados. A venda do ativo está prevista para acontecer ainda este ano, via processo competitivo, com a expectativa de ser finalizada em 2025, desde que os órgãos reguladores aprovem as transações.
Está em jogo a base de 4,87 milhões de clientes de banda larga da Oi, incluindo as tecnologias de fibra óptica e cobre. Atualmente, a Oi Fibra é a terceira maior do segmento, ficando atrás da Vivo (6,7 milhões) e Claro (9,9 milhões).