O Ministério das Comunicações (MCom) confirmou que o estado da Paraíba, localizado na região Nordeste do Brasil, irá receber 170 novas Estações Rádio Base (ERBs) até dezembro 2024, focando em expandir o alcance do sinal nas zonas rurais. Essa informação foi revelada pelo ministro Juscelino Filho durante uma entrevista ao programa Correio Debate, da rádio 98FM Correio.
Com a iniciativa, mais pessoas poderão acessar à rede móvel e efetuar chamadas de voz através do celular. Filho não informou se as antenas que serão instaladas são do 3G ou 4G, mas considerando o objetivo de ampliar a cobertura para locais interioranos é possível que a tecnologia usada pertença até a quarta geração de redes móveis.
Empresas como TIM, Claro e Vivo têm realizado iniciativas próprias para levar a rede móvel a zonas que ainda não suportam esse recurso. Recentemente, a TIM Brasil firmou uma parceria com a concessionária EcoVias do Araguaia, do Grupo EcoRodovias, expandindo o 4G em 17 cidades goianas e beneficiando mais de 900 mil pessoas.
Indagado sobre o 5G, o ministro disse que a previsão da pasta é de que toda a Paraíba conte com a novidade até o final de 2028. Enquanto isso, as operadoras têm a obrigação de implementar a quinta geração na Região Metropolitana de João Pessoa (PB) e em outras metrópoles até 31 de julho deste ano.
Números da Anatel mostram que o Brasil registrou um crescimento significativo do 5G no ano passado, indicando que as teles seguem empenhadas em liberar essa faixa para o maior número possível de usuários além das capitais e grandes metrópoles.
João Pessoa recebe Blitz da telefonia
No final de janeiro, a cidade de João Pessoa recebeu uma visita da Blitz da Telefonia Móvel, iniciativa do MCom com a Anatel que busca avaliar a qualidade do serviço oferecido à população. Na operação, as autoridades medem a velocidade de download e upload das redes 4G e 5G das operadoras Claro, Vivo e TIM avaliando a qualidade.