26/12/2024

Pouca conectividade no Norte do Brasil é revelada em Censo Escolar 2023

Embora sejam feitos programas de melhoria de conectividade na região, recorte ao Norte do Brasil tem sofrido com dados alarmantes.

Os dados do Censo Escolar 2023, que foram revelados na última quinta-feira, destacam uma disparidade persistente no acesso à internet entre as escolas públicas localizadas na região Norte do Brasil e as escolas do restante do país. Embora essa discrepância seja evidente, é importante observar que houve progresso na conectividade ao longo dos últimos anos.

Brasil

Segundo os dados levantados, em 2023, 88,5% das escolas públicas tinham acesso à internet, o que representa um aumento de quase 10 pontos percentuais em relação a 2021, quando essa proporção era de 78,3%. Enquanto isso, nas escolas privadas, esse número permaneceu em torno de 98% ao longo desse período.

Analisando regionalmente, a região Norte registrou um avanço significativo, passando de 45,4% das escolas conectadas em 2021 para 63,4% em 2023. No entanto, essa taxa ainda está consideravelmente abaixo da encontrada no Centro-Oeste, onde praticamente todas as instituições públicas (98,7%) estão conectadas. A região Norte também fica atrás da penúltima colocada no ranking, o Nordeste, que alcançou 88,9% de suas escolas públicas com acesso à internet.

No Censo Escolar 2023, embora a maioria das escolas tenha acesso à internet, muitas ainda não utilizam essa conexão para fins educacionais. No ensino médio, cerca de 79,8% das escolas e, no ensino fundamental, aproximadamente 60,6%, possuem acesso para atividades pedagógicas. Essa proporção é mais alta na rede privada, com 86,4% e 73,3%, respectivamente.

Embora a disponibilidade de computadores nas escolas públicas tenha aumentado nos últimos anos, ainda é inferior a 50% no ensino fundamental, com 47,9% tendo computadores de mesa e 40,7% computadores portáteis. No ensino médio, os números são melhores, com 82,9% e 62,7%, respectivamente.

É relevante notar que os dados de conectividade são ainda piores nas escolas municipais, que representam a maioria das instituições da rede pública, totalizando 59,8%. Isso destaca a necessidade de investimentos e esforços para melhorar a infraestrutura e o acesso à tecnologia nas escolas, especialmente aquelas localizadas em áreas menos desenvolvidas.

No ano passado, o governo lançou a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) com o objetivo de fornecer acesso à internet para fins educacionais em todas as escolas públicas do Brasil. No entanto, enfrentou desafios na implementação, já que a adesão alcançou apenas 92,1% dos municípios, deixando mais de 400 deles sem cobertura.

Na região Norte, o avanço da conectividade depende principalmente da construção de infraestrutura de comunicação subfluvial e da implementação de soluções de internet via satélite.

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