Os dados do Censo Escolar 2023, que foram revelados na última quinta-feira, destacam uma disparidade persistente no acesso à internet entre as escolas públicas localizadas na região Norte do Brasil e as escolas do restante do país. Embora essa discrepância seja evidente, é importante observar que houve progresso na conectividade ao longo dos últimos anos.
Segundo os dados levantados, em 2023, 88,5% das escolas públicas tinham acesso à internet, o que representa um aumento de quase 10 pontos percentuais em relação a 2021, quando essa proporção era de 78,3%. Enquanto isso, nas escolas privadas, esse número permaneceu em torno de 98% ao longo desse período.
Analisando regionalmente, a região Norte registrou um avanço significativo, passando de 45,4% das escolas conectadas em 2021 para 63,4% em 2023. No entanto, essa taxa ainda está consideravelmente abaixo da encontrada no Centro-Oeste, onde praticamente todas as instituições públicas (98,7%) estão conectadas. A região Norte também fica atrás da penúltima colocada no ranking, o Nordeste, que alcançou 88,9% de suas escolas públicas com acesso à internet.
No Censo Escolar 2023, embora a maioria das escolas tenha acesso à internet, muitas ainda não utilizam essa conexão para fins educacionais. No ensino médio, cerca de 79,8% das escolas e, no ensino fundamental, aproximadamente 60,6%, possuem acesso para atividades pedagógicas. Essa proporção é mais alta na rede privada, com 86,4% e 73,3%, respectivamente.
Embora a disponibilidade de computadores nas escolas públicas tenha aumentado nos últimos anos, ainda é inferior a 50% no ensino fundamental, com 47,9% tendo computadores de mesa e 40,7% computadores portáteis. No ensino médio, os números são melhores, com 82,9% e 62,7%, respectivamente.
É relevante notar que os dados de conectividade são ainda piores nas escolas municipais, que representam a maioria das instituições da rede pública, totalizando 59,8%. Isso destaca a necessidade de investimentos e esforços para melhorar a infraestrutura e o acesso à tecnologia nas escolas, especialmente aquelas localizadas em áreas menos desenvolvidas.
No ano passado, o governo lançou a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) com o objetivo de fornecer acesso à internet para fins educacionais em todas as escolas públicas do Brasil. No entanto, enfrentou desafios na implementação, já que a adesão alcançou apenas 92,1% dos municípios, deixando mais de 400 deles sem cobertura.
Na região Norte, o avanço da conectividade depende principalmente da construção de infraestrutura de comunicação subfluvial e da implementação de soluções de internet via satélite.