Dados de um levantamento feito pelo Minha Escolha mostram que a TIM foi a operadora que obteve o melhor desempenho no segmento de internet móvel em 2023, se posicionando à frente dos principais rivais. A operadora alcançou 77 Mbps em download, ficando acima da média nacional que é de 58 Mbps. Vivo e Claro aparecem na sequência com 61 Mbps e 58 Mbps, respectivamente, evidenciando uma diferença significativa se comparado com a líder.
A TIM também ocupa a 1ª posição quando o assunto é upload, mas nesse cenário as duas posições restantes se invertem: a Claro sobe para o segundo lugar com 15 Mbps, enquanto a Vivo desce para a terceira posição por uma diferença de apenas 1 Mbps. A título de exemplificação, 2 Mbps são o suficiente para chamadas em mensageiros.
O ranking referente ao ping (latência) também sofre mudanças. Neste caso, a Vivo lidera com o menor tempo de atraso (39 ms), seguida pela TIM (41 ms) e Claro (51 ms). Pings abaixo de 100 ms conseguem entregar uma boa experiência de navegação, exceto em jogos e videochamadas. No mundo dos games, quanto menor for o atraso melhor.
Velocidade em cada estado
O Rio de Janeiro aparece como o estado com os melhores números em velocidade de download (77 Mbps), upload (16 Mbps) e latência (37 ms). O Ceará ocupa a segunda posição com 62 Mbps, 14 Mbps e 47 Mbps; Distrito Federal fecha a tríade.
As capitais Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) lideram quando o tema é desempenho nos grandes centros urbanos. Belo Horizonte (MG), Manaus (AM) e Recife (PE)
Confira abaixo os números na íntegra:
Por último, o levantamento mostra os municípios em que as operadoras obtiveram os melhores desempenhos em download:
- Claro:
- Rio de Janeiro (RJ) — 69 Mbps
- Salvador (BA) — 61 Mbps
- Brasília (DF) — 54 Mbps
- São Paulo (SP) — 52 Mbps
- Vivo:
- Brasília (DF) — 70 Mbps
- Rio de Janeiro (RJ) — 67 Mbps
- São Paulo (SP) — 58 Mbps
- Salvador (BA) — 55 Mbps
- TIM:
- Rio de Janeiro (RJ) — 92 Mbps
- São Paulo (SP) — 73 Mbps
- Brasília (DF) — 62 Mbps
- Salvador (BA) — 54 Mbps