O Google anunciou uma série de mudanças para sua plataforma de e-mail para este ano: o Gmail. Dentre elas estão a exclusão de contas inativas, que não é exatamente uma novidade, pois a empresa informou em novembro de 2023 que iria excluir as contas que estão sem uso por pelo menos dois anos; e a rejeição de determinados conteúdos nas mensagens de e-mail.
Entretanto, em janeiro de 2024, contas que estavam inativas há poucos meses também entrarão na lista de remoção. A decisão foi pensada para a segurança dos usuários, porque contas antigas têm mais probabilidade de serem comprometidas.
Nesse caso, se os usuários possuem contas Gmail que estão sem uso há alguns meses, não há um período certo determinado, para que não tenha sua conta excluída, é importante fazer o login em todas elas, pois dará mais tempo antes de serem elegíveis para exclusão novamente. Ou seja, para que não perca a conta, é necessário acessá-la esporadicamente. Vale ressaltar que a medida não se aplica às contas comerciais do Google.
A outra medida foi confirmada pelo Google que, a partir de “no máximo junho de 2024” serão impostas medidas para mensagens que não atenderem aos requisitos de autenticação. Ou seja, a big tech vai barrar e-mails de remetentes em massa que não estão devidamente autenticados.
Neil Kumaran, gerente de produto e responsável pela segurança e confiança do Gmail no Google, explica que é uma medida para proteger os usuários do Gmail de e-mails de marketing indesejados e malware.
“Vimos o número de mensagens não autenticadas diminuir em 75%”. Isso, por sua vez, levou ao bloqueio de bilhões de mensagens com intenções maliciosas antes que pudessem ser entregues”.
Essa medida não afeta em nada aos usuários “normais” do Gmail. Eles apenas irão receber menos spam em suas caixas de entrada. Mas é uma mudança importante para o profissional de marketing ou qualquer outro usuário que faça envio como remetente em massa. Ou seja, que envia 5.000 e-mails em um único dia.
Nesse caso, Kate Nowrouzi, vice-presidente de entrega na Sinch, diz que “Com novos limites rigorosos para a classificação de spam e requisitos de cancelamento de inscrição, muitas marcas que aderem às táticas tradicionais de e-mail enfrentarão interrupções na entrega, perda de receita e possíveis danos à reputação”.