A partir de 29 de abril de 2024, as empresas que compraram lotes na faixa de 3,5 GHz podem pedir à Anatel para ativar estações de 5G em mais 220 municípios. Essa decisão foi tomada em uma reunião do Gaispi.
Com isso, o número total de municípios com acesso à faixa de 3,5 GHz para o 5G será de 3.898, abrangendo cerca de 186,5 milhões de pessoas, equivalente a aproximadamente 87,4% da população do Brasil.
A Anatel explica que o Gaispi disponibiliza um painel de dados que lista os municípios onde a faixa de 3,5 GHz já está liberada para o 5G, além do planejamento para futuras liberações.
A liberação não implica instalação imediata de redes 5G; isso depende do planejamento de cada prestadora. A decisão segue diretrizes do edital do 5G e abrange municípios onde a migração da recepção de TV aberta via satélite foi concluída, com instalação de filtros para mitigar interferências.
A Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) apoia a substituição gratuita de antenas parabólicas antigas por digitais.
A agência destaca também que no dia 8 de março de 2024, as atividades de mitigação preventiva foram concluídas, com a instalação de filtros nas estações fixas de satélite (FSS) operando na banda C, quase dois anos antes do previsto.
Isso permitiu a antecipação de 220 municípios, liberando completamente os Estados do Espírito Santo, Maranhão e Sergipe para ativar estações 5G na faixa de 3,5 GHz. Agora, 12 Unidades da Federação (AL, AP, DF, ES, MA, PR, RJ, RR, RS, SC, SE e SP) têm todos os seus municípios liberados para essa tecnologia.
Na reunião, foi decidido também que a EAF planejará a migração das antenas parabólicas para a banda Ku em 1268 municípios, permitindo a ativação das estações 5G na faixa de 3,5 GHz em todo o Brasil após a conclusão.
Os usuários da TV Aberta via antena parabólica devem adaptar seus equipamentos para evitar interferências, podendo solicitar um kit gratuito de adaptação à Siga Antenado, da EAF, especialmente os inscritos no CadÚnico. Em abril, a EAF distribuiu mais de 2,5 milhões de kits de recepção de TV na banda Ku, com capacidade de instalar cerca de 10 mil kits por dia.
Clique aqui e veja a lista completa dos mais de 200 municípios que poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz.