Em uma reportagem repercutida pela agência Reuters neste domingo (14), dados de pesquisa do IDC apontou que as vendas de iPhones ao redor do mundo caíram cerca de 10% no primeiro trimestre de 2024, resultando na perda da liderança no mercado global de smartphones da Apple, que passa a ser da Samsung.
A queda nas remessas do iPhone acontece como resultado da crescente intensificação da concorrência dos fabricantes de smartphones Android que buscam o primeiro lugar, como a Huawei que tem ganhando participação no mercado, e a Xiaomi, um dos principais fabricantes de smartphones da China, que assume a terceira posição com uma participação de 14,1% durante o primeiro trimestre.
A Samsung, que está com 20,8% de participação de mercado, conquista a posição de maior fabricante de telefones perante a Apple que assume o segundo lugar com 17,3% de mercado. A fabricante sul-coreana assumiu a liderança apenas três meses depois que a norte-americana alcançou o topo pela primeira vez.
Essa mudança no ranking foi impulsionado pelo sucesso da nova série Galaxy S24, que teve um aumento de 8% nas vendas globais em comparação ao ano anterior. Lançado no início do ano, o smartphone da Samsung vendeu mais de 60 milhões de telefones durante o período, enquanto que a Apple vendeu 50,1 milhões de unidades nos primeiros três meses de 2024.
Entre janeiro e março, os envios globais de celulares aumentaram 7,8% – 289,4 milhões de unidades foram enviadas. O maior crescimento de fatia do mercado veio de dois fabricantes chineses, enquanto a Apple enfrenta dificuldades na China, que é um dos seus principais mercados de smartphones. A Xiaomi teve aumento nas vendas de 34%.
A fabricante de smartphones com crescimento mais rápido é a Transsion, com sede em Shenzhen, que aumentou as vendas em 85%, para 25,2 milhões de unidades, colocando-a em quarto lugar em volume, à frente de seu concorrente chinês Oppo.
Nabila Popal, diretora de pesquisa do IDC, diz que “Há uma mudança de poder entre as cinco principais empresas, que provavelmente continuará”.
“A Xiaomi está voltando forte das grandes quedas experimentadas nos últimos dois anos e a Transsion está se tornando uma presença estável entre as cinco primeiras com um crescimento agressivo nos mercados internacionais”, completa.