22/12/2024

Fundação Telefônica Vivo celebra resultados positivos em ação no MT

Formação em Competências Digitais contribui com a melhoria dos resultados da rede de ensino do Estado de Mato Grosso.

O Programa de Formação Docente em Competências Digitais, fruto da parceria entre Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura e Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), foi implementado na rede estadual de ensino do Mato Grosso entre 2022 e 2023.

O objetivo era integrar as competências digitais ao processo de aprendizagem em todas as áreas das escolas públicas. Após sua implementação bem-sucedida, os parceiros lançaram um documento sistematizando a experiência, visando inspirar outras redes a adotar um modelo semelhante.

O Programa foi criado para atender à crescente demanda por competências digitais na era digital atual e à necessidade de adaptação da legislação. Ele visa capacitar professores e gestores escolares para integrar habilidades digitais ao processo de ensino, reconhecendo a importância dessas habilidades para os alunos.

O projeto começou com uma avaliação das habilidades digitais de professores e gestores escolares, usando o Guia Edutec, uma ferramenta online gratuita do Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Essa autoavaliação, feita através de um questionário, ajudou a identificar o nível de domínio tecnológico dos educadores.

Com base nesse mapeamento, a rede orientou os profissionais para as formações mais adequadas. Uma campanha de divulgação incentivou os educadores a participarem do Guia, culminando numa mobilização em 2022.

Durante o ano, foram oferecidas 66 horas de treinamento em cidadania digital e desenvolvimento profissional, adaptadas às necessidades individuais de cerca de 20 mil professores.

Após o programa, houve um notável avanço nas habilidades tecnológicas dos educadores, com um aumento significativo na proporção deles atingindo níveis considerados adequados pelo CIEB. De 2022 a 2023, essa proporção aumentou de 25,4% para 52,6%, representando um ganho de 27,2 pontos percentuais.

A aplicação da metodologia resultou em um aumento médio de 1,16 pontos por ano no nível de apropriação dos professores que participaram de 10 a 25 horas de formação nas trilhas ao longo de 2023, em comparação com aqueles que participaram de menos de 10 horas de formação, tendo características socioeconômicas semelhantes.

Esse avanço é medido em uma escala de 1 a 5, onde 5 representa o máximo de apropriação, de acordo com o Guia Edutec.

Como parte do compromisso de longo prazo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), esses resultados devem influenciar positivamente a educação do estado nos próximos anos. Isso será alcançado por meio de monitoramento contínuo e ações consistentes para manter o engajamento dos educadores.

Segundo a companhia, a publicação do documento destaca a importância desse monitoramento constante como uma premissa fundamental para o aprimoramento do sistema educacional.

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