A plataforma Google Podcasts, que permite a reprodução de programas de áudio, encerra suas operações exclusivamente nos Estados Unidos, a partir desta terça, 2. Isso significa que os usuários dessa região não terão mais acesso à plataforma, seja através do navegador ou dos aplicativos para dispositivos móveis Android e iOS.
Essa decisão implica que os usuários americanos não poderão mais utilizar os recursos oferecidos pelo Google Podcasts para ouvir seus podcasts favoritos.
Desde setembro de 2023, a decisão de encerrar o serviço do Google Podcasts nos Estados Unidos já era de conhecimento público. Naquela época, a Google anunciou que o serviço seria gradualmente substituído pelo YouTube Music, sua plataforma de streaming de áudio, que já está sincronizada com o vasto catálogo de vídeos da empresa.
Os usuários dos Estados Unidos têm até julho deste ano para realizar a migração de seus feeds de programas assinados para o YouTube Music. A Google está facilitando esse processo de transição, visando garantir uma experiência contínua para os ouvintes.
Além do YouTube Music, os usuários também têm a opção de migrar para outras plataformas de sua preferência, caso desejem continuar desfrutando de conteúdo de áudio sob demanda.
Até o momento, a Google não confirmou o encerramento da plataforma Google Podcasts em outras regiões além dos Estados Unidos. No Brasil, por exemplo, o serviço continua em operação sem qualquer previsão de encerramento por parte da empresa.
Uma das razões para isso é a transição gradual para o YouTube Music, que ainda está em fase de testes com programas de áudio na região brasileira.
Essa decisão de manter o Google Podcasts em funcionamento em países como o Brasil pode estar relacionada ao interesse da Google em aprimorar o YouTube Music para atender às necessidades dos usuários de diferentes regiões.
Portanto, enquanto o YouTube Music se prepara para oferecer uma experiência completa de streaming de áudio, o Google Podcasts permanece disponível para os ouvintes brasileiros.