O Ministério das Comunicações concedeu autorização para a Marinha do Brasil operar um Serviço de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (FM) em Brasília (DF), com o propósito de oferecer conteúdo educativo. Essa decisão foi oficializada por meio da publicação de uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira, 1.
De acordo com os detalhes fornecidos na portaria assinada pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a estação de rádio FM operará na frequência de 76,5 MHz e é projetada para beneficiar aproximadamente três milhões de pessoas na região.
No entanto, é importante observar que o funcionamento da estação está sujeito à autorização para o uso da radiofrequência e à emissão de licença de funcionamento por parte das autoridades competentes.
Juscelino expressou que a autorização concedida possibilitará ampliar o alcance da programação educativa e de qualidade disponibilizada pela MB para um número ainda maior de brasileiros.
Ele destacou a relevância de reconhecer o papel das rádios com propósito educativo, enfatizando que é por meio delas que se contribui para fortalecer o acesso à informação e à formação das pessoas.
“É muito importante valorizar o papel de rádios com missão educativa. É assim que ajudamos a fortalecer o acesso à informação e à formação de pessoas”.
Na transmissão de rádio FM (Frequência Modulada), o sinal de áudio é utilizado para modular as ondas de rádio em diferentes frequências, variando de 76 MHz a 108 MHz. Isso difere da modulação de amplitude (AM), onde as ondas variam em amplitude.
A principal vantagem da FM é a qualidade de áudio mais clara e livre de interferências. Isso significa que os ouvintes podem desfrutar de uma programação de rádio sem ruídos indesejados, tornando-a ideal para uma variedade de formatos de rádio, como comercial, educativo e comunitário.
A capacidade da FM de evitar interferências garante que os ouvintes tenham acesso consistente e sem falhas à programação, independentemente do tipo de estação que estejam sintonizando.