A partir de 2025, a Netflix deixará de compartilhar sua contagem de assinantes e receita média por membro. A notícia foi dada pela plataforma na última sexta-feira (19) e não foi bem recebida pelo mercado. De acordo com o último relatório de lucros, o streaming visa direcionar o foco para outras métricas mais relevantes de sua performance financeira atual.
“Agora, priorizamos a observação da receita e da margem operacional como nossas principais métricas financeiras”, explicou um porta-voz da Netflix. Além disso, a Netflix busca focar no engajamento dos usuários, o tempo gasto na plataforma, como uma medida de satisfação do cliente.
Segundo a empresa, que tem relatado a geração de “lucros e fluxo de caixa muito substanciais”, essa transição indica uma maturidade na fase operacional da Netflix, onde a ampliação do número de assinantes já não reflete diretamente o seu sucesso ou saúde financeira. Atualmente, o streaming possui 269,6 milhões de usuários globalmente, sendo que adicionou 9,3 milhões novos assinantes no primeiro trimestre.
Entretanto, a mudança em suas práticas de relatórios financeiros levantou discussões entre os investidores que tradicionalmente dependem dos números de assinantes como um indicador-chave do crescimento da empresa. Além disso, ainda chegou em um momento em que os analistas de Wall Street esperam que o crescimento do número de assinantes da Netflix na América do Norte e na Europa se sature.
Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell, explica que “Os investidores gostam de transparência e o mercado tem julgado a Netflix com base no sucesso de seus assinantes desde que ela entrou no mercado de ações”. “Para muitos, essa é uma métrica valiosa e escondê-la chega em um momento em que muitas pessoas estão se perguntando se a Netflix atingiu a saturação em muitas regiões”, completa.
Embora tenha ganhado mais assinantes no primeiro trimestre, a sua previsão de receita para o segundo trimestre não atendeu às expectativas do mercado de 9,54 bilhões de dólares na quinta-feira. As ações da Netflix caíam 7,8%, para US$ 562,71.
“Embora isso seja parcialmente um sinal da incomparável participação de mercado da Netflix, também levanta questões sobre o teto final do streamer no cenário atual”, disse Brandon Katz, estrategista da Parrot Analytics.