O CEO do SBT, José Roberto Maciel, comemorou um relatório que a Netflix divulgou sobre os conteúdos mais assistidos na plataforma no ano de 2023. A felicidade do executivo está relacionada à presença das telenovelas da emissora presente nos primeiro cinco produtos em que os telespectadores passaram mais horas assistindo no streaming
Segundo o ranking, as novelas infantojuvenis ocuparam as seis primeiras colocações entre os 12 mais consumidos no ano passado. “A força do conteúdo do SBT não está apenas na TV aberta, que segue sendo um veículo fundamental para os brasileiros se entreterem e se informarem. Além da presença forte nas plataformas digitais abertas, fica agora comprovada também a força de nosso conteúdo no streaming“, comemora o CEO em postagem no LinkedIn.
Na lista montada pela Netflix, a legenda fala: “Produções brasileiras na lista de maiores engajamentos da Netflix em 2023“. A líder número 1 em audiência é novela Chiquititas (2013), com 162 milhões de horas vistas, seguida de Carrossel (2012), com 71,3 milhões de horas vistas, Carinha de Anjo (2016), com 54,4 milhões de horas vistas), Cúmplices de um Resgate (2015), com 37,8 milhões de horas vistas e as Aventuras de Poliana (2018), com 37,5 milhões de horas vistas. Juntas, as telenovelas acumulam mais de 200 milhões de horas vistas.
Essa presença marcante das novelas do SBT na Netflix não é novidade. Em 2021, Carrossel e As Aventuras de Poliana já eram um fenômeno no streaming, chegando a bater estreia de filmes originais da plataforma e realities, como Casamento às Cegas Brasil.
Com esse sucesso, ano passado, o serviço de streaming anunciou seus interesse em investir em tramas infantis. Inclusive, a Netflix reagiu a um acordo que foi feito entre o SBT e Amazon Prime em 2022, que lançaram a novela A Infância de Romeu e Julieta. Esse acordo foi encerrado este ano.