04/11/2024

Anatel, MCom e teles agem para ajudar população e equipes de resgate no Sul

Devido às fortes chuvas, várias cidades ficaram sem serviços de telecomunicações, o que dificulta ainda mais o resgate das pessoas.

Nos últimos dias, o Rio Grande do Sul foi acometido por chuvas intensas que tem causado estragos à população e até mortes. A tragédia tem deixado milhares de pessoas isoladas, sem comunicação (telefonia e internet) e energia elétrica, o que dificulta ainda mais o resgate das pessoas afetadas. A situação foi declarada de calamidade pelo governo.

Agência Brasi / Diego Vara

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Ministério das Comunicações (MCom), e as empresas de telecomunicações estão trabalhando para amenizar os estragos e tentar restaurar a comunicação nas áreas afetadas.

A Anatel trabalha com um grupo do qual participam representantes das empresas, a fim de compreender a extensão dos danos – que afetam tanto provedores de internet fixa locais, como grandes operadoras de telefonia móvel.

Segundo um boletim: dos 497 municípios totais no Rio Grande do Sul, em 147 há afetação, mas ao menos alguma prestadora com cobertura ativa. Em 8 cidades há afetação total, ou seja, nenhuma operadora disponível: Agudo, Arroio do Meio, Bom Princípio, Capitão, Dona Francisca, Marques de Souza, Muçum e Santa Clara do Sul. Em Santa Catarina há 295 municípios. Destes, 42 com afetação parcial, onde há ao menos alguma prestadora com cobertura ativa. Nenhum 100% afetado.

Nessa iniciativa, a TIM, Vivo e Claro abriram o roaming entre si, permitindo que os seus clientes possam usar a rede da outra automaticamente, pois há setores onde um dos sinais ainda se sustenta.

“As operadoras de telecomunicações seguem atuando para tentar minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas que ainda atingem municípios do Rio Grande do Sul. As prestadoras acompanham de perto a situação climática, que afeta o fornecimento de energia elétrica e a liberação de estradas, para retomar com segurança o trabalho de restabelecimento dos serviços prejudicados. Como forma de minimizar os impactos para a população atingida, as associadas da Conexis Brasil Digital que atuam no estado habilitaram automaticamente os clientes para uso da rede de qualquer uma das operadoras móveis”, diz a Conexis Brasil Digital, em nota.

Os provedores regionais, como a Vero, estão trabalhando para restaurar seus serviços onde houve danos. “Tivemos problemas pontuais em São Sebastião do Caí e em Ijuí durante a madrugada, período de baixo tráfego. Houve uma dupla falha com dois provedores, que prontamente se mobilizaram para a restauração das condições da rede. Um deles sanou a questão ainda de madrugada e o outro deverá finalizar os reparos ainda hoje”, conta.

O grupo Unifique está deslocando equipes técnicas de Santa Catarina, mas o deslocamento esbarra nas vias interditadas. “Estes colaboradores estarão empenhados na reconstrução de redes de fibra óptica, no atendimento às residências dos clientes e no reestabelecimento de pontos operacionais danificados pela catástrofe”, informa em comunicado.

Ministério das Comunicações e Telebras

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, determinou ao presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho, o envio de antenas emergenciais para auxiliar as equipes de resgate no atendimento aos moradores ilhados no Rio Grande do Sul, por conta das fortes chuvas que atingiram o estado.

Nesta quinta-feira (02), foram entregues 14 terminais satelitais transportáveis (T3SAT) para conexão banda larga via satélite para o Comando Militar do Sul e à Defesa Civil estadual. Os aparelhos ficarão à disposição das equipes de resgate no atendimento de moradores ilhados.

“Isso é fundamental para que a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e todos os demais profissionais possam atuar com mais informações nos locais isolados. Se necessário, inclusive, os resgatados podem utilizar esses equipamentos para se comunicar com os seus entes queridos neste momento tão necessário. A nossa expectativa, junto com a Telebras, é que os equipamentos comecem a ser instalados ainda hoje”, disse Juscelino.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários