A Apple planeja lançar uma versão móvel do streaming Apple TV+ para dispositivos Android. De acordo com o Bloomberg, a empresa está procurando preencher uma vaga de emprego para um engenheiro de software sênior especializado em Android para integrar a equipe da plataforma.
Na descrição da vaga, a Apple deixa claro que a tarefa do profissional será liderar o desenvolvimento de “um aplicativo usado por milhões de pessoas para assistir e descobrir TV e esportes”. O objetivo é a criação de uma versão nativa do streaming, sugerindo que a norte-americana deseja disponibilizar seu aplicativo de TV em smartphones e tablets Android.
Atualmente, a Apple TV+ está disponível no Google Play, mas apenas para smart TVs. Isso limita o acesso de muitos usuários de smartphone e tablets que deixarão de depender do acesso pelo navegador ou pelos televisores. O aplicativo também está disponível no Chromecast com Google TV, mas não na plataforma Android principal.
Se a versão do streaming vier a se concretizar, o Android se juntará a uma longa lista de plataformas onde o aplicativo de TV da Apple está disponível, incluindo iPhone, iPad, Mac, Apple TV, Apple Vision Pro, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S, Xbox Series X, Roku e Amazon Fire TV dispositivos de streaming, TVs inteligentes selecionadas e muito mais. Não está claro quando o aplicativo será disponibilizado ao público ou se o desenvolvimento já começou.
Com a versão Android da Apple TV+, a empresa colocará a plataforma no radar de cerca de 3 bilhões de usuários móveis que usam o sistema operacional, e que tem uma participação de mercado móvel estimada em mais de 70% em todo o mundo. Essa é uma mudança significativa para a Apple que costuma reservar seus serviços para suas próprias plataformas de produtos.
Com o foco cada vez mais forte da empresa na receita de serviços como uma solução para compensar a estagnação nas vendas de hardware, abrir o serviço de streaming para a base de usuários do Android pode ser a estratégia necessária que a Apple TV+ precisa para expandir.