As fortes chuvas que tem acometido o Rio Grande do Sul na última semana tem deixado milhares de pessoas ilhadas e sem comunicação. De acordo com entidades que representam pequenos provedores de internet, estima-se que as chuvas causaram a destruição de 600 mil conexões de banda fixa no RS, o que representa 30% dos acessos fornecidos por prestadores de pequeno porte no estado.
O presidente da Telcomp, Luiz Henrique Barbosa, durante seminário em comemoração aos 25 anos da Associação Neo, afirma que “A estimativa é que são mais de 140 pontos de rompimentos no estado do Rio Grande do Sul. Lá, são cerca de 3,5 milhões de acessos em banda larga fixa, dos quais 1,5 milhão nas empresas grandes e 2 milhões em PPPs. E existe uma primeira estimativa de que mais de 600 mil acessos, portanto 30%, foram destruídos. Vai ter um enorme trabalho para reconstrução”.
No início da semana, a Unifique informou que as chuvas no RS deixaram cerca de 23 mil clientes da sua base sem conexão ao serviço de internet por fibra óptica, o que representa 3% do total de acessos da companhia e 15% do total de acessos da empresa no estado gaúcho, segundo o comunicado divulgado ao mercado.
Desde então, a empresa revelou que desde os eventos climáticos em setembro do ano passado vem removendo Pontos de Presença (PoPs) de áreas suscetíveis a ocorrências, o que resultou em um minimização das perdas no caso atual.
Telefonia móvel
Nesta quarta-feira (08), a Agência Nacional de Telecomunicações divulgou um boletim sobre a disponibilidade dos serviços nos municípios dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Dos 497 municípios do RS, 265 estão sem afetação no serviço, enquanto que 226 estão com afetação parcial, onde há ao menos uma prestadora com sinal. Assim como já foi noticiado pelo Ministério das Comunicações (Mcom), somente cinco cidades estão com afetação total, onde não há sinal móvel de nenhuma operadora.
Em Santa Catarina, 278 dos 295 municípios no total estão sem afetação no serviço, enquanto que 17 estão com afetação parcial, onde há ao menos uma prestadora com sinal.
Vale ressaltar que todos os dias a Anatel solta um boletim atualizado sobre a disponibilidade do serviço móvel. Essa última foi um boletim de 07 de maio, às 17hs.