Assim como a TIM, o serviço de telecomunicações da Vivo também foi afetado pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana. Durante a coletiva de imprensa nesta quarta-feira (08), o CEO da Vivo, Christian Gebara, informou que 13% dos cerca de 300 mil clientes de fibra óptica que a operadora tem no estado ainda estão sem acesso à internet banda larga, seja por danos na infraestrutura ou por falta de energia elétrica.
O executivo ainda afirmou que o serviço de telefonia móvel está indisponível em cerca de 30 cidades. A empresa está sem serviço em cerca de 30 cidades dos 497 municípios do Estado. Segundo os dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a operadora possui 6,7 milhões de assinantes. Segundo ele, as cidades onde não há rede são pequenas, e o volume absoluto de clientes na situação é baixo.
“São 30 (cidades) praticamente isoladas e outras 75 parcialmente isoladas”, diz Gebara apontando que a operadora é responsável por 43% do mercado no Rio Grande do Sul.
Nessas cidades onde o sinal da Vivo está inoperante, esses clientes podem acessar a rede da Claro ou da TIM, que abriram sua rede para roaming. “Estamos muito otimistas que vamos ajudar o governo a recuperar a infraestrutura e vamos trabalhar para conseguir trazer a volta dos serviços”, disse Gebara, sem estimar os impactos da tragédia no Estado nos resultados da empresa nos próximos meses.
Gebara contou que há equipes trabalhando na recuperação das redes, e que também vem ajudando com outras ações, como a entrega de 60 telefones satelitais para uso da Defesa Civil do RS. A operadora ainda vai dobrar a quantidade de doações que a Fundação Telefônica Vivo levantar em benefício do estado.
Quanto às lojas e aos funcionários, o executivo disse que há lojas fechadas, mas ainda não sabe quantas, e que não houve relato de morte entre os colabores nos locais impactados pelas chuvas e enchentes. Como o escritório central em Porto Alegre não foi afetado, a unidade segue funcionando normalmente.
Vale lembrar que além do roaming e do suporte à Defesa Civil, a Vivo concedeu 10 GB bônus de internet para os clientes do estado por cinco dias. Agora, para Gebara, o foco é no socorro humanitário.