O Grupo Werthein, uma empresa argentina que possui a operadora SKY, anunciou uma parceria estratégica com a Aarna Holdings, uma empresa de investimentos de origem indiana e sede nos Emirados Árabes Unidos.
De acordo com um comunicado oficial, o objetivo desta colaboração é estabelecer uma plataforma favorável para aqueles que desejam desenvolver projetos na América Latina, com financiamento proveniente de capital estrangeiro.
A Aarna Holdings tem interesse em diversas áreas, incluindo agronegócio, produtos financeiros, setor imobiliário, telecomunicações e conectividade. No entanto, detalhes específicos sobre a estrutura e a engenharia financeira dessa operação entre as duas empresas não foram divulgados.
Segundo o comunicado do Grupo Werthein, a América Latina é um ambiente promissor para quem busca investir e ter retornos impactantes.
“A América Latina oferece um horizonte promissor para investidores que procuram combinar retornos atraentes com impacto. As empresas que se posicionam para aproveitar as vantagens comparativas, as tendências de sustentabilidade e as lacunas de produtividade da região têm o potencial de gerar valor econômico e social para todos os seus acionistas”.
As economias da Índia e da América Latina são complementares, reunindo recursos estratégicos que podem fortalecer o comércio e os investimentos mútuos, afirmou o grupo. Também foi mencionada a intenção de aumentar a presença do capital latino-americano no mercado indiano.
O Grupo Werthein, dono da Vrio (controladora da SKY) desde 2021, tem um portfólio diversificado que inclui tecnologia de mídia, informação, entretenimento, seguros, saúde, agronegócio, alimentos e bebidas, desenvolvimento imobiliário e tecnologia. Fundada há mais de 100 anos, a empresa é presidida por Darío Werthein.
Já Aarna Holdings é liderada por Ameya Prabhu, que também preside a Câmara de Comércio Indiana (ICC). Entre seus negócios estão a Nafa Capital Advisors, uma empresa de gestão de ativos em Mumbai, e a UAP Advisors, que atua nos setores agrícola, químico e financeiro.