Em um movimento para ajudar as vítimas das chuvas que estão atingindo o Rio Grande do Sul, o Ministério das Comunicações (Mcom), em parceria com os Correios, está ampliando para mais seis estados a rede de recebimento de doações ao RS. Agora, as agências dos Correios do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e do Distrito Federal também começam a receber doações.
Até o momento, incluindo as de São Paulo, Paraná, e algumas do Rio Grande do Sul, mais de 2 mil unidades de atendimento dos Correios estão recebendo os donativos para enviar para as vítimas. Somente nesta segunda -feira (06), primeiro dia da ação, mais de 200 toneladas de itens foram arrecadados.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, lamenta o ocorrido no sul do país, e garante continuar trabalhando para que ninguém fique sem ajuda.
“Todos nós estamos de coração partido com o sofrimento do povo gaúcho e sabemos que muitos querem ajudar. Os Correios vão coletar e entregar gratuitamente nas cidades gaúchas. Vamos continuar mobilizados, atentos a novas medidas e trabalhando para que ninguém fique sem ajuda. Essa é a determinação do presidente Lula e todo o nosso governo está empenhado nisso”, disse.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, reforça que “Não iremos poupar esforços para cumprir com a orientação do presidente Lula de colocar a nossa estrutura à disposição do Rio Grande do Sul, nesse momento tão difícil. Por isso, demos início à campanha de arrecadação nos estados próximos e agora estamos expandindo para outras localidades para que mais pessoas possam colaborar e ajudar nessa corrente solidária”.
Os Correios estão recebendo e transportando gratuitamente as doações, como cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza, roupas de cama e banho, e alimentos para os animais resgatados. Além disso, a estatal também está doando itens de vestuário e utensílios domésticos.
As doações estão sendo recebidas no Rio Grande do Sul nas agências centrais dos municípios São Borja, Santo Angelo, Santa Rosa, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Parobe, Taquara, Montenegro, Pelotas, Rio Grande, Camaqua, Bagé, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Anta Gorda, Arvorezinha, Butia, Cachoeira do Sul, Charqueadas, Estrela, Foutoura Xavier, Guaporé, Ilopolis, Mato Leitão, Nova Brescia, Pântano Grande, Rio Pardo, Salto do Jacuí, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Teotoania, Taquari, Venancio Aires e Vera Cruz.
Já em Porto Alegre, nos centros de Distribuição Domiciliária Vila Jardim, (Avenida Saturnino de Brito, 46, Vila Jardim), Antônio de Carvalho (Avenida Bento Gonçalves, 6613) e, a partir de terça-feira (7), nos CDDs Restinga (Estrada Barro Vermelho, 59) e Cavalhada, (Camaquã, 408).
Todos funcionam das 8h às 17h e recebem itens como: colchões, cobertores, lençóis de solteiro, água, produtos de higiene, copos plásticos, fraldas infantis e geriátricas e rações para cães e gatos.