02/04/2025

MCom concede acesso à novas rádios e TV digital em regiões do país

Mais de 1 milhão de brasileiros serão beneficiados com o Serviço de Radiodifusão Comunitária, e quase 500 mil com o sinal digital.

Nesta terça-feira (14), o Ministério de Comunicações (MCom) publicou portarias que autorizam a Retransmissão de Televisão (RTV) para 17 municípios, contemplando quase 500 mil habitantes de dez estados com novos canais de TV digital. A pasta também autorizou sete novas emissoras no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste a executarem o serviço de rádio comunitária.

No caso da TV digital, as autorizações abrangem as cinco regiões do país, beneficiando a população com TV de qualidade digital. A maioria das outorgas são para Minas Gerais, com seis municípios beneficiados: Bambuí, Campina Verde, Cássia, Luz, Nova Ponte e São Sebastião do Paraíso.

Também foram contempladas as seguintes cidades: Breves (PA), Jaguarari (BA), Xique-Xique (BA), Vera Cruz (BA), Iracema (CE), Chapadão do Céu (GO), Conquista D’Oeste (MT), Divinolândia (SP), Aracruz (ES), Quitandinha (PR) e Presidente Lucena (RS).

Para Juscelino Filho, ministro das Comunicações, a meta é proporcionar o serviço de TV Digital para todas as localidades do país. “Desde as grandes cidades até os pequenos povoados, nossa missão é garantir que todos, sem exceção, tenham acesso a uma transmissão de qualidade“, afirmou.

“A radiodifusão é um dos mecanismos de participação social mais fundamentais e está entre as nossas prioridades. Vamos apoiar entidades e emissoras na execução de serviços que levem mais entretenimento, informação e cultura para todo o país”, disse Juscelino.

Radiodifusão

Dentre as nove, há duas autorizações que são para o serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada (FM), com fins exclusivamente educativos no Nordeste, que beneficiarão moradores de Vera Cruz, na Bahia, e em Iracema, no Ceará. Ao todo, mais de 56 mil pessoas serão contempladas com o serviço.

As outras sete transmissões beneficiarão mais de 1 milhão de brasileiros, contemplando Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul – área afetada pela forte chuva; Morro do Chapéu do Piauí, no Piauí; Rosana, em São Paulo; Colorado do Oeste, Rondônia; Piquet Carneiro, no Ceará; Itiúba e Itapicuriu, na Bahia.

As rádios comunitárias é um meio de comunicação bem frequente em regiões rurais e afastadas, sendo muitas vezes a única forma de conexão com o restante do país. Além disso, essas estações têm a capacidade de se adaptar rapidamente a emergências, fornecendo informações vitais durante desastres naturais, crises de saúde pública e outras circunstâncias imprevistas.

“As rádios comunitárias são fonte vital de informação para locais onde o acesso à internet e outros meios de comunicação podem ser limitados. Elas levam notícias locais, serviços públicos e até condições climáticas para a população. Uma dessas autorizações contempla uma cidade do Sul, com mais de 400 mil habitantes. Nosso objetivo é expandir a melhor comunicação para todos, em especial, a população das áreas afetadas pelas chuvas”, disse Juscelino.

ViaMCom
FonteMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Adriano Daniel Dapper

Vivo sendo expert.

Quem sou eu

Garanto que na Claro foi bem maior…4G da Claro e top…aqui em vila velha – es chego medir 30MB de velocidade…viva Carlos Slim.

Unknown

Vivo sendo vivo. Os clientes tem que mendigar Internet, pois a franquia do plano é ridícula.

ROBERTO SANTOS NETTO

Vivo nem de graça, todos os planos das concorrentes estão muito melhor do que da vivo, muito caro, se gaba do sinal, conversa fiada, existe lugar em São Paulo que o sinal e horrível, exemplo, em um hotel fazenda em Mairipora o meu Claro tinha sinal, o vivo de outro hóspede estava sem sinal.

Fabio Luiz Pamplona

VIVO MERCENÁRIA! PLANOS ABSURDAMENTE CAROS E A COBERTURA EM MUITOS LUGARES DEIXA BEM A DESEJAR. MAIS PROPAGANDA QUE QUALIDADE REAL!

Moura

Esse é o plano Vivo Mendigo. Você fica se humilhando para os outros, pedindo uma esmola em giga bytes. Deus me livre!

Moyses Francisco

Vivo ganância e a visão medíocre.

glaysonbruno

VIVO lixo como pode um cliente VIVO TURBO , ou VIVO CONTROLE compartilharem internet?? com essa esmola de dados? Meu Deus. COMO pode ainda ser a maior operadora ??? Nem whats ela oferece sem descontar da franquia. VIVO lixo , mercenária. TO FORA!!!!!!!!!!!!!!!

Fabio Luiz Pamplona

LIXO! OPERADORA DESATUALIZADA NO CONTEXTO DOS USUÁRIOS DE INTERNET!