Para além das cidades urbanizadas e capital do Rio Grande do Sul, o Ministério das Comunicações (MCom) e a Telebras também estão auxiliando as comunidades quilombolas com conectividade. Nesta quarta-feira (22), a estatal entregou duas antenas transportáveis para o Quilombo dos Machados, onde vivem 260 famílias.
Os equipamentos estão funcionando perto de uma unidade móvel do judiciário gaúcho, em um dos oito quilombos na área periférica no bairro Sarandi, em Porto Alegre. O Quilombo dos Machados foi escolhido por ser um dos mais afetados pelas chuvas.
De acordo com o MComm a conectividade no local vai permitir agilidade para atender solicitações de segunda via de documentos, como certidões de nascimento e casamento da população que perdeu tudo com as enchentes.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, lamenta o ocorrido no RS de forma geral, e garante continuar trabalhando para ajudar os atingidos. “Lamentamos que todos os gaúchos em geral, das comunidades rurais, quilombolas e pessoas que vivem em áreas isoladas estejam passando por essa situação. Vamos seguir com os esforços e ajuda dos Correios, Anatel e Telebras nessa grande força-tarefa para restabelecer serviços de comunicação e arrecadação de donativos”, disse.
A crise climática causou uma interrupção extrema dos serviços de telecomunicações no estado, e desde então, o governo, junto com empresas de telecom, trabalham para normalizar a comunicação na região. Até o momento, a Telebras está com 53 antenas instaladas no Rio Grande do Sul desde que eventos climáticos afetaram o estado.
O Ministério das Comunicações e a empresa estatal reforçam com antenas satelitais transportáveis nos seguintes locais estratégicos:
- Companhia Nacional de Abastecimento, que atua na distribuição de cestas de alimentos a cozinhas emergenciais que preparam refeições para as famílias desabrigadas;
- Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS);
- 11º Batalhão da Polícia Militar – posto de coleta de doações;
- Gabinete Integrado de Crise e o Gabinete do Governo Federal, sediado na Caixa Econômica Federal;
- Inmet;
- Centro Logístico do Estado, instalado na Companhia de Energia Elétrica;
- Defesa Civil estadual;
- Hospital São Pedro, no Departamento de Assistência Farmacêutica;
- 3º Batalhão de Suprimentos de Nova Santa Rita;
- 18º Batalhão de Infantaria Motorizada de Sapucaia do Sul;
- Comando Militar do Sul, em Porto Alegre;
- Ibama
- Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb)