A campanha #FiqueEsperto, lançada pela Anatel, iniciou nesta quinta-feira (2/5) nas redes sociais da Agência. Seu propósito é alertar os consumidores sobre os riscos de fraudes e golpes online.
Ao longo de maio, serão compartilhadas orientações sobre precauções ao lidar com telemarketing, mensagens de texto de números desconhecidos e contatos de atendimento indicados por SMS ou ligações.
Além disso, serão oferecidas dicas para a leitura segura de QR Codes e para verificar linhas pré-pagas ativas vinculadas ao CPF através do Portal de Consultas cadastropre.com.br.
O Movimento #FiqueEsperto realiza campanhas a cada três meses, disponibilizando dicas de segurança através do portal https://fe.seg.br, SMS, e e-mail pelas operadoras de telefonia móvel, além de divulgação nos canais institucionais dos parceiros. As dicas também podem ser acompanhadas nas redes sociais através da hashtag #FiqueEsperto. A primeira campanha deste ano foi em fevereiro, e as próximas estão agendadas para agosto e novembro.
O #FiqueEsperto, iniciado em outubro de 2020 pela Anatel como parte das ações de Fiscalização Regulatória, começou como uma campanha de seis meses para conscientizar os consumidores sobre fraudes digitais. Devido à importância do tema, a iniciativa foi mantida, transformando-se em um movimento contínuo com campanhas regulares.
O Movimento #FiqueEsperto está alinhado com o Plano Estratégico da Anatel 2023-2027, que visa prevenir fraudes no ecossistema digital para promover a conscientização e segurança dos usuários. Além das campanhas, a Anatel disponibilizou no Portal dicas de prevenção contra fraudes e golpes, além de orientações sobre segurança e privacidade online.
13 instituições fazem parte do Movimento #FiqueEsperto: Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp); Associação Brasileira de Bancos (ABBC); Associação Brasileira de Internet (Abranet); Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint); Associação NEO; Banco Central do Brasil (Bacen), Câmara Brasileira da Economia Digital (câmara– e.net); Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br); Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); Federação Brasileira de Bancos (Febraban); Internet Society, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br); Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis), Proteste e WhatsApp.