Devido às fortes chuvas que assolam o estado do Rio Grande do Sul desde a semana passada, várias cidades do interior enfrentam interrupções no sinal da Globo, afetando a comunicação e acesso a informações essenciais para as comunidades locais.
Uma das principais afetadas é a RBS TV, afiliada da Globo na região, que está fora do ar em aproximadamente 20 municípios, incluindo Lajeado, Arvorezinha, Roca Sales, Presidente Lucena, Nova Hartz, Canela, Lagoa Vermelha, Rolante e Tupanciretã.
Diante desse cenário, uma iniciativa emergencial está sendo promovida: a arrecadação de rádios de pilha. Esses dispositivos são essenciais para manter a comunicação ativa nessas áreas afetadas, possibilitando o acesso a informações relevantes sobre segurança, prevenção e assistência às vítimas das enchentes e deslizamentos.
A campanha visa suprir a falta de comunicação causada pela ausência do sinal da Globo e garantir que as pessoas nessas localidades continuem conectadas e informadas durante a crise. Através da utilização de rádios de pilha, é possível proporcionar um meio de comunicação vital para coordenar esforços de resgate, fornecer orientações sobre abrigos temporários e divulgar alertas sobre novos riscos decorrentes das condições climáticas adversas.
Conforme informações divulgadas pela Gaúcha Zero Hora, as autoridades estão empenhadas em restabelecer os acessos e o fornecimento de energia elétrica para as comunidades mais afetadas pelo incidente. Além disso, equipes técnicas estão sendo mobilizadas para garantir que o sinal da RBS TV seja restabelecido em todas as regiões afetadas.
Algumas cidades não apenas perderam o sinal de TV, mas também estão sem acesso à internet e telefone. Nessas localidades, o rádio se tornou o único meio de comunicação disponível.
Campanha de rádio
Diante dessa situação, a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) está organizando uma campanha para arrecadar rádios e pilhas em diversos pontos de coleta, visando suprir essa necessidade de comunicação nas áreas afetadas.
Na iniciativa de angariação de doações, a UNISCenfatiza a importância de levar informações às comunidades rurais por meio do rádio. Isso se torna crucial, considerando que muitas dessas comunidades enfrentam a falta de acesso à internet, telefone ou televisão.
“Nosso objetivo é levar informação às comunidades do interior através do rádio, já que muitas dessas estão sem acesso à internet, telefone ou televisão”.