18/06/2024

SpaceX realiza a 1ª chamada de vídeo de celular via satélite da Starlink

Aspecto significativo da chamada é que o smartphone conectado à rede da Starlink não precisou passar por nenhuma modificação.

A SpaceX, empresa pioneira em tecnologia aeroespacial liderada por Elon Musk, atingiu um marco significativo para a conectividade global. Por meio da Starlink, a companhia realizou a primeira chamada de vídeo entre smartphones não modificados conectados ao serviço Direct to Cell.

Imagem: RossHelen / Shutterstock.com

Por meio de uma postagem no X (antigo Twitter), a conta oficial da Starlink mostrou um vídeo com dois funcionários da SpaceX realizando a primeira chamada de vídeo para celulares através de redes de satélites. É um avanço tecnológico importante para a democratização do acesso à internet de alta velocidade em áreas remotas e de difícil acesso.

Em uma postagem no Instagram, que rapidamente ganhou destaque nas redes sociais, a equipe da Starlink revelou um entusiasmos com o feito.

“Primeira videochamada no X concluída através dos satélites Starlink Direct to Cell com telefones móveis não modificados!”, afirma a empresa na postagem acima. “Estamos empolgados para entrar no ar com a T-Mobile ainda este ano.”

O aspecto significativo da chamada é que o smartphone conectado à rede da Starlink não precisou passar por nenhuma modificação. Ou seja, mostra que, futuramente, será possível usar o sistema satelital para comunicação entre celulares sem que seja necessário a instalação de software ou hardware específico para tal.

De acordo com agências internacionais, usar o serviço de satélite para comunicação de usuários de smartphones está cada vez mais comum. No entanto, a SpaceX tem buscado se diferenciar da concorrência direta oferecendo serviços mais abrangentes. Até o momento estava limitado apenas a mensagens de textos, mas a empresa tem feito testes para disponibilizar chamadas de voz e vídeo, que tem mostrado resultados promissores.

Há cerca de dois meses atrás, a SpaceX comunicou à FCC (Comissão Federal de Comunicações) que o serviço estava atendendo ou superando os objetivos dos testes, embora ainda haja aspectos a serem aprimorados.

A expectativa é que o serviço Direct to Cell da Starlink seja lançado ainda este ano, mas, inicialmente, será limitado a mensagens de texto entre dispositivos, com planos para capacidades de voz e dados previstos para implementação em 2025.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários