Nesta quarta-feira (08), em cerimônia realizada em Brasília, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entregou o troféu do “Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações” para TIM. A premiação foi entregue pelo vice-presidente do órgão, Vicente Aquino, às representantes da operadora, Ana Carolina Meirelles e Carolina Matos.
A operadora levou o prêmio na categoria “Acessibilidade no Atendimento Remoto” e em “Ações Voluntárias em Acessibilidade”. Ana Carolina comenta que a entrega do prêmio é o resultado de uma jornada de uma década, citando o Instituto TIM criado em 2010, que tem entre seus integrantes surdos e ouvintes, além de pessoas com outros tipos de deficiência.
Já Carolina Matos falou sobre a preparação das lojas da operadora para receber pessoas com deficiência, e com equipes preparadas para o atendimento. Ela informou que o compromisso da TIM é “trazer o que tiver de mais moderno para que nossos clientes e nossos colaboradores se sintam sempre incluídos”.
Durante a cerimônia, Aquino mencionou a Vivo, que ficou em segundo lugar por apenas seis décimos de ponto, a menor diferença desde que o Prêmio foi instituído pela Agência em 2019. A operadora ficou com a liderança no iten “Acessibilidade nos Sites” e empatou com a TIM em “Ações Voluntárias em Acessibilidade”.
Na categoria “Acessibilidade nas Lojas”, a TIM e a Vivo ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente. No item, quem ficou com o prêmio foi a SKY, seguida da Claro, em segundo.
O vice-presidente da Anatel explica que o prêmio é um estímulo para as grandes empresas de telecomunicações realizarem uma concorrência positiva para o atendimento das pessoas com deficiência. A partir de 2025, Aquino contou que as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) também serão incluídas na premiação.
A entrada das PPPs no Prêmio Anatel de Acessibilidade foi destaque de fala da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, uma vez que essas empresas são importantes ao levar a conexão banda larga ao meio rural.
A secretaria ainda convidou a Anatel para participar do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite, instituído em novembro de 2023. Ainda neste semestre deverão ser realizadas reuniões sobre o tema.